terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 2 Coríntios 4: 16

O Sr. Fransen tem 80 anos de idade. Ele já experimentou a realidade desta palavra bíblica. Quando lhe perguntam como ele está indo, ele diz: "A força está falhando, a solidão está aumentando, mas o Senhor não me abandona". Esta afirmação descreve as dificuldades da velhice, mas também o conforto que o Senhor quer dar.

 

Já é oneroso quando não se pode mais ouvir tão bem como antes e os movimentos se tornam mais penosos. Você não pode mais participar de todas as coisas da vida, muitas vezes se sente excluído e depende da ajuda de outros.


Então você realmente sente a transitoriedade da vida. Os amigos morrem, e você mesmo se torna mais solitário e talvez às vezes um pouco estranho. Muitas vezes há uma falta de atenção. Algumas pessoas se tornam amarguradas nesta situação e querem se rebelar. Envelhecer é uma "arte" que tem que ser aprendida.


Para um cristão, não tem que ser assim. Mesmo na velhice, podemos experimentar a proximidade do Senhor todos os dias. Os dias monótonos podem ser alegrados pela perspectiva da glória eterna. Assim, a velhice se torna um tempo de bênção. As tribulações da velhice servem para desprender cada vez mais nossos corações do terrenal. E podemos ter um gosto mais claro do céu.


Assim é com o Sr. Fransen. Ele costumava ser o centro das atenções e gozava de grande prestígio. Agora ele não precisa mais disso. Ele se tornou grato por cada pequena ajuda. Seu "homem exterior" decaiu, mas seu "interior se renova diariamente através da comunhão com o Senhor". E assim, apesar de sua velhice, ele não é um fardo para os outros - pelo contrário!


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 32: 11-20; Lucas 13: 22-30

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

O SENHOR galardoe o teu feito, e seja cumprido o teu galardão do SENHOR, Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar! Rute 2: 12

Boaz e Rute são mundos separados: aqui o homem rico, ali a viúva necessitada, aqui o judeu crente, ali a moabita. Mas quão grato Boaz fala com Rute aqui. Um pouco mais tarde ele promete: "Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa". E finalmente ele confessa publicamente a Rute a moabita, a viúva de Malom, e a toma como esposa (cap. 3: 11; 4: 10, 13).

 

Davi e Abigail também são mundos distintos. Abigail salva o rei de se vingar com palavras perspicazes. Davi responde com grande apreço: "Bendito o SENHOR, Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro! E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me estorvaste de vir com sangue e de que a minha mão me salvasse"! Finalmente Abigail se torna a esposa de Davi (1 Samuel 25).


Adão, por outro lado, é bem diferente quando fala a Deus sobre Eva e comenta com censura: "A mulher que me deste por companheira". Ou Abraão em dois incidentes quando ele não confessa sua esposa por medo de sua própria vida e a chama de sua irmã. Ou Isaque quando ele faz o mesmo com Rebeca (Gênesis 3: 12; 12: 13; 20: 2; 26: 7).


Eu quero aprender da Palavra de Deus a sempre valorizar, amar e honrar minha esposa. Isto me impedirá de vê-la apenas como aquela a quem estou conectado pela mesma chave da porta da frente, ou de depreciá-la, insultá-la ou machucá-la.


E se o amor esfriou, quero aprender de novo a amar minha esposa como um presente precioso do Senhor. Eu quero nutrir e cuidar de minha esposa, a "co-herdeira da graça da vida", quero amá-la e honrá-la (1 Pedro 3: 7: Efésios 5: 29, 33).


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 32: 1 - 10; Lucas 13: 18 - 21

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente. Salmo 16: 11

Em seu ministério na terra, o Senhor Jesus experimentou cada vez mais a hostilidade do mundo. Ao mesmo tempo, Ele tinha paz e alegria na comunhão com Seu Pai. Quando Ele deixaria o mundo novamente e iria para o Pai, Ele sabia: ali, com meu Pai, está a plenitude da alegria! Para onde só há amor, paz e alegria, Ele logo voltaria! Isto é o que Seu coração almejava, e é sobre isto que lemos neste mesmo versículo do Salmo 16.

 

O Salmo 16 é um salmo profético que aponta claramente para Cristo (cf. Atos 2: 25 - 28, 31; 13: 35). Como nos alegramos em descobrir os sentimentos do Senhor nos Salmos! Em algumas passagens reconhecemos como Cristo se sente antecipadamente com o remanescente do povo de Israel que passará por profundos sofrimentos no tempo futuro de tribulação antes que o reino de paz comece. Por outro lado, encontramos seus sentimentos muito pessoais como ser humano na Terra, não somente nos sofrimentos causados pelos homens, mas também nos sofrimentos por parte de Deus. O que poderia nos tocar mais? Podemos olhar em Seu coração e ver o que O enche e o que Ele sente!


É verdade que também encontramos nos Evangelhos que em algumas situações o Senhor "teve grande compaixão" ou "se alegrou ... no Espírito Santo" (Mateus 9: 36; Lucas 10: 21). Mas em geral, os evangelistas mostram mais suas circunstâncias externas, os Salmos mais seus sentimentos interiores. Assim, estes estão mais ou menos afastados do olhar zombeteiro do mundo hostil; mas guiados pelo Espírito de Deus, os crentes podem compreendê-los.


Os Salmos contêm, por assim dizer, a batida do coração de Cristo. Um exemplo disso é o Salmo 16. Sua alegria antecipada no versículo 11 deve fazer nossos corações felizes também.


Percebemos como o Espírito Santo quer colocar Cristo diante de nós grande e glorioso, mostrando-nos algo de Seus sentimentos profundos?


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 31: 12 - 18; Lucas 13: 10 - 17

sábado, 25 de fevereiro de 2023

Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele, tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e, agora, ouvis estar em mim. Filipenses 1: 29, 30

Os sofrimentos aqui mencionados são sofrimentos especiais por Cristo. Os sofrimentos, por outro lado, que todo crente conhece em maior ou menor grau, são os sofrimentos com Cristo.

 

O crente recebeu uma nova natureza que ama o bem. E enquanto ainda estiver na terra, ele sofrerá quando encontrar o pecado e suas conseqüências a cada momento. Nestes sofrimentos, ele pode ter comunhão com Cristo e compartilhar seus sentimentos.


Mas aqui o apóstolo Paulo fala de uma causa muito especial de sofrimento: que os filipenses confessem abertamente o Senhor Jesus.


Eles sofrem por Cristo. Quando os crentes defendem os direitos de seu Senhor e a verdade, eles experimentarão a oposição do mundo de uma forma ou de outra. Os filipenses tiveram que suportar tal sofrimento naquela época.


Paulo deseja para eles que eles - como ele mesmo - encontrem sua força no Senhor. Os filipenses têm que travar a mesma batalha que ele travou. Como isso deve encorajá-los a saber que estão unidos com o grande apóstolo em seus sofrimentos! Todos eles estão lutando por Cristo, e isso os une uns aos outros, que os une uns aos outros.


Desta forma, a luta por Cristo e pela verdade também pode servir hoje para unir os crentes e para encorajar e fortalecer uns aos outros na fé!


"... para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, tanto vossa como minha". Romanos 1:12


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 31: 1 - 11; Lucas 13: 1 - 9

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós. 2 Timóteo 1:13, 14

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa! Apocalipse 3: 11

 

Mantenha firme!


Oh, mantenha firme o que Deus te deu!

em Jesus Cristo, o Filho exaltado.

Oh, mantenha firme; é a tua salvação e vida

e já tua alegria na terra.


O inimigo da alma quer te roubar tudo;

ele introduz o mundo em seus sentidos,

adultera e envenena a tua fé.

Rejeita-o com um firme não!


Deixe-os calmamente chamá-lo de peculiar,

que seja honra e glória suficientes para ti!

Que deve valer o discípulo no mundo,

que odiava seu Senhor e o crucificou?


Sim, mantenha-se fiel à palavra da verdade,

aos próprios pensamentos de Deus.

Siga teu caminho, obediente e com clareza,

e saiba que Ele nunca te deixará.


W. G.


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 30: 17 - 38; Lucas 12: 49 - 59



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

A lei do SENHOR é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Salmo 19: 7

A primeira e melhor ajuda prática na vida de um cristão é a Palavra de Deus. Isto é verdade tanto para os crentes jovens quanto para os crentes idosos. Leia sua Bíblia, e leia-a cuidadosamente. Conscientemente, dê-lhe o primeiro lugar entre seus livros. Outros livros podem ser uma ajuda, especialmente se forem baseados nas Sagradas Escrituras. Mas eles nunca devem tomar o lugar da Palavra de Deus.

 

Em nosso tempo, há muita infidelidade a Deus. Uma das causas disso é o desconhecimento das Escrituras (ver Mateus 22: 29). Portanto, devemos estudar a Palavra de Deus com regularidade e profundidade.


O caminho real para compreender a Bíblia é lê-la em oração. Ler continuamente - não uma vez aqui e depois ali. Mesmo que certas passagens nos atraiam mais, não devemos negligenciar as outras. Reflita sobre o que você leu. Pergunte-se qual é a idéia principal de um capítulo ou seção.


Leia as escrituras, mas também explore-as. Há situações importantes em sua vida nas quais você gostaria de conhecer a vontade de Deus. Às vezes você encontra um verso que lhe dá luz imediata. Mas muitas vezes não é tão fácil. É útil se você conhece a Bíblia em seu contexto e encontrou nela princípios espirituais. Se não houver nenhuma instrução explícita para você, então procure um princípio que possa ser aplicado à sua situação. Faça como foi dito dos Bereanos: "de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim" Atos 17: 11).


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 30: 1 - 16; Lucas 12: 35 - 48



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

E disse Moisés ao povo: Não temais, que Deus veio para provar-vos e para que o seu temor esteja diante de vós, para que não pequeis. Êxodo 20: 20

O temor do Senhor - uma atitude moral


Deus não quer que o homem tenha medo dEle, mas que o temor de Deus esteja "diante de nossa face". Outras palavras bíblicas também dizem que o temor de Deus deve estar "diante dos olhos", ou que se tenha o próprio Senhor diante de si, ou que simplesmente não o tenha feito (Salmo 36: 1; Romanos 3: 18; Salmo 16: 8; 54: 3; 86: 14). Portanto, podemos dizer:


Aquele que vive no temor do Senhor constantemente concentra sua atenção no próprio Deus, em Deus em sua grandeza gloriosa, em Deus como luz e amor. Ele está consciente de que a glória suprema de Deus só pode significar terror para Seus inimigos, mas bênção para aqueles que O servem.


Quando vivemos no temor do Senhor, estamos conscientes dos relacionamentos que temos com Deus, com Deus como nosso Criador e com Deus como nosso Pai. Reconhecemos Seus direitos sobre nossas vidas, submetemo-nos com prazer a Ele e O servimos alegremente. De bom grado damos a Ele o que lhe é devido nestes relacionamentos (veja por ex., Malaquias 1: 6; Romanos 1: 21; 13: 7; Lucas 20: 25).


Se vivemos em piedade, não esquecemos que enquanto Deus é nosso Pai, Ele também nos julga e nos castiga em Seus modos de governo quando nossas obras o tornam necessário (1 Pedro 1: 17).  


Em suma, podemos dizer que quem vive sua vida no temor do Senhor, quem conscientemente o coloca diante de si, não pecará; e não tem motivo para temer a Deus com medo, mas procura Sua proximidade como o fez Moisés (Êxodo 33: 17 - 23; 34: 5 - 8).


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 29: 31 - 46; Lucas 12: 22 - 34

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

E disse Moisés ao povo: Não temais, que Deus veio para provar-vos e para que o seu temor esteja diante de vós, para que não pequeis. Êxodo 20: 20

O temor de Deus - um sentimento de medo


Será que nossa palavra bíblica contém alguma contradição? Não, de forma alguma, porque a ordem "Não temais" é sobre um sentimento de medo. O temor a Deus, por outro lado, que Deus espera de cada ser humano, cai numa categoria completamente diferente. Trata-se de uma atitude moral que devemos adotar.


O temor como um sentimento de medo é geralmente o resultado de pecado. É a reação de uma consciência culpada e faz o homem fugir de Deus. Já vemos isso com Adão, quando ele se esconde de Deus. Mas o sentimento de medo também pode ocorrer, por exemplo, quando uma pessoa fraca se surpreende com a presença ou a grandeza gloriosa de Deus Todo-Poderoso - por exemplo, quando os discípulos percebem com espanto e grande temor, que até o vento e o mar obedecem ao Filho de Deus (Gênesis 3: 10; Marcos 4: 41).


Deus não exige este sentimento de medo. Ele quer que todos ordenem seus negócios com Ele e que nós crentes tenhamos consciência da intimidade de nosso relacionamento com Ele e vivamos no brilho de seu amor. Isto expulsa todo o medo angustiante (1 João 4: 18).


No Sinai, o povo de Israel não pôde suportar a incrível revelação de Deus (Êxodo 20: 18, 19), e a massa do povo se mostraria desobediente, infiel e de dura cerviz. No entanto, Deus não tinha aparecido a eles no Sinai para julgá-los, mas para testá-los. Portanto, eles não deveriam ter medo, mas viver no temor do Senhor, para que não pecassem.


(termina amanhã)


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 29: 19 - 30; Lucas 12: 13 - 21



segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Então, aqueles homens israelitas tomaram da sua provisão e não pediram conselho à boca do SENHOR. E Josué fez paz com eles e fez um concerto com eles, que lhes daria a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento. Josué 9: 14, 15

Na Palavra de Deus há muitos relatos sobre o bom procedimento exemplar dos homens de Deus. Mas Deus não se cala sobre seus fracassos para que possamos aprender com eles.

 

Josué foi "homem em quem há o Espírito" (Números 27: 18). Por isso Deus o havia designado como sucessor de Moisés para conduzir o povo de Israel para a Terra Prometida. Quão fielmente ele cumpriu esta tarefa! - Em nosso versículo do dia, no entanto, lemos sobre um erro que Josué cometeu.


Havia estes Gibeonitas. Eles pertenciam aos povos pagãos que haviam caído sob o julgamento de Deus. Quando souberam que Israel estava prestes a conquistar toda a terra, enviaram homens a Josué que fingiram ardilosamente que vinham de longe. O engano foi bem sucedido; Josué fez as pazes com eles, pensando que não iriam prejudicar Israel. Mas depois de três dias o engano foi descoberto.


O que os israelitas tinham feito de errado? Nossa passagem bíblica nos diz: eles não tinham pedido o conselho e a vontade de Deus. Eles agiram sem "sabedoria do alto", com conseqüências amargas por muito tempo. - Quão rápido isso pode acontecer conosco hoje! Nós nos sentimos à altura da situação e decidimos rapidamente. A independência de Deus sempre nos torna cegos: os israelitas naquela época tinham até suspeitas ... e no entanto eles não perceberam o engano (Josué 9:7).


Deus não quer que fiquemos na incerteza. Se sinceramente Lhe pedimos orientação, mas temos dificuldade em discernir Sua vontade, podemos contar com Sua graça. Mas qualquer independência deliberada ou descuidada impede Sua bênção.


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 29: 1 - 18; Lucas 12: 1 - 12



domingo, 19 de fevereiro de 2023

Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. João 2: 4

O momento certo


O Evangelho de João nos mostra o Senhor Jesus como o Filho de Deus, que foi enviado pelo Pai e sempre viveu em dependência dEle. Esta dependência também é mostrada no momento de Suas ações.


No capítulo 2, Sua mãe havia indicado ao Senhor Jesus que o vinho do casamento havia se esgotado. O Senhor Jesus rejeitou seu apelo oculto à ação porque Sua hora ainda não havia chegado. Ele não ouviu o conselho bem intencionado de sua mãe, mas quis esperar pela ordem de seu Pai celestial. Não um afeto natural, mas a dependência de seu Deus o guiou. Um pouco mais tarde, Ele providenciou milagrosamente um novo vinho.


No capítulo 7, foram os irmãos carnais de Jesus que Lhe pediram para ir a Jerusalém à Festa de Tabernáculos para se mostrar ao mundo. O Senhor rejeitou este pensamento carnal porque Sua hora ainda não havia chegado. Alguns dias depois, Ele subiu a Jerusalém - agora tinha chegado o tempo designado pelo Pai. Entretanto, Ele foi "não manifestamente, mas como em oculto" e não procurou o palco público da festa.


No capítulo 11, Marta e Maria de Betânia disseram a Ele que seu irmão Lázaro estava doente. Novamente o Senhor esperou e não acatou imediatamente o pedido das irmãs. Somente após dois dias - Lázaro havia morrido nesse meio tempo - Ele foi a Betânia e ressuscitou Lázaro.


Admiramos a perfeita dependência do Senhor Jesus do Pai e queremos aprender com ela. Mesmo que Deus certamente use as pessoas para nos dar uma dica, queremos esperar e manter contato "com o alto" para que Deus possa nos mostrar o momento certo para agir.


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 28: 31 - 43; Lucas 11: 43 - 54

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Senhor, queríamos ver a Jesus. Filipe foi dizê-lo a André, e, então, André e Filipe o disseram a Jesus. João 12: 21, 22

Eles são gregos que expressam o desejo, "Senhor, queríamos ver a Jesus". Eles dizem a Filipe, e como ele aparentemente não está seguro, ele chama André. E então "André e Filipe o disseram a Jesus".

 

Poderia ter sido de outra forma: Filipe pergunta a André, e André concorda sem ir pessoalmente. Ou André assume os questionadores - sem que Filipe esteja presente. Mas não, aqui tanto André como Filipe vão e dizem a Jesus. Uma cooperação digna de ser imitada!


Quando o Senhor enviou pela primeira vez os doze discípulos, Ele os enviou dois a dois. Os setenta também foram enviados algum tempo depois "adiante da sua face, de dois em dois". Mais tarde lemos sobre outros "pares de dois": de "Pedro e João", "Barnabé e Saulo", "Paulo e Silas" etc. Já Salomão sabia: "Melhor é serem dois do que um .... Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro". E quando um se opõe, dois podem responder-lhe muito melhor (Marcos 6: 7; Lucas 10: 1; Atos 3: 1; 12: 25; 16: 25; Eclesiastes 4: 9 - 12).


"André com Filipe" - isso ainda é possível hoje? Duas pessoas trabalhando juntas em uma tarefa para a qual o Senhor as chamou, seja ela prática ou espiritual? Que duas pessoas visitem, distribuam panfletos ou venham diante do Senhor em oração? Que união forte e fortalecida seria se um trabalhasse com o outro: em nossos casamentos, em banca de livros, em reuniões locais, no campo missionário, em oração!


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 28: 15 - 30; Lucas 11: 29 - 42

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra! Salmo 119: 107

A palavra "aflito" não tem um som agradável para nós. Ninguém gostaria de ocupar um lugar inferior ao seu próprio julgamento. E ainda assim é necessário que nos avaliemos segundo o padrão de Deus e reconheçamos o resultado - pois é isso que significa "afligir-se" no sentido bíblico.

 

Quando temos que perceber que nossas vidas muitas vezes não estão à altura do que o Senhor espera de nós, tanto pessoal quanto coletivamente em nosso testemunho corporativo a Ele, então temos que nos afligir / humilhar - costuma-se dizer com freqüência. Mas será que o fazemos? Nunca devemos esquecer que sobre isso repousa uma grande bênção! Se expusermos honestamente nosso comportamento e nossa condição de coração diante do Senhor e não nos encobrirmos com nada, Ele nos perdoará e encherá nossa vida de fé com novas forças.


Pode ser que nós nos humilhemos sob o julgamento de nossos irmãos crentes. Nós nos submetemos ao que eles dizem sobre um determinado assunto, mesmo que discordemos por enquanto. Esperamos que o Senhor nos dê maior clareza.


Por fim, também pode acontecer que Deus nos humilhe. É uma pena quando Ele tem que fazê-lo porque nós mesmos não o fizemos; mas não podemos esquecer: É Seu amor e sabedoria que busca nosso melhor.


Nunca uma humilhação satisfatória para Deus leva a tristeza, impotência ou desespero. Pelo contrário, a percepção de nossa verdadeira condição nos leva do chão vacilante do auto-engano a um chão firme e nos liberta da pressão cansativa da culpa oculta. Desta forma, experimentaremos a revitalização da qual nossa palavra bíblica fala.


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 28: 1 - 14; Lucas 11: 14 - 28



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

E, depois dele, Sama, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus. Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o SENHOR operou um grande livramento. 2 Samuel 23: 11, 12

O homem que não desistiu de nada (2)


Não se desencoraje com o declínio do povo de Deus! Faça o que Sama fez: fique de pé com os dois pés no que resta após a derrota - e você será vitorioso! Nunca é tarde demais para defender Deus e Sua verdade.


Quando há alguém que se mantém firme, ele se tornará um ponto de encontro para os outros. Quando um cristão ganha uma vitória, todos são encorajados por ela; pelo menos eles deveriam ser, pois todos nós deveríamos nos regozijar com os sucessos dos outros.


Essa foi a marca do Sama, que não se esquivou de uma grande luta por causa de uma coisa aparentemente pequena - um campo cheio de lentilhas. Afinal de contas, elas eram as lentilhas do povo de Deus; portanto, o inimigo não deveria tê-las. - O lema do Sama era aparentemente: "Não desista de nada"!


As dificuldades nos encontrarão exatamente onde nos sentimos seguros. O inimigo quer nos roubar, se possível, as próprias bênçãos e recursos espirituais de que mais precisamos. Lá, a vitória só é conquistada através da luta!


Nunca devemos pensar que qualquer parte da verdade de Deus é de importância secundária, pois isso leva alguns a desistir disso, outros daquilo. Não, devemos defender toda a verdade de Deus, mesmo que, como Sama, no início estejamos sozinhos.


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 27: 9 - 21; Lucas 11: 1 - 13



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

E, depois dele, Sama, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus. Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o SENHOR operou um grande livramento. 2 Samuel 23: 11, 12

O homem que não desistiu de nada (1)


Entre os heróis de Davi descritos neste capítulo está Sama. A primeira coisa que distinguiu este homem foi sua coragem de fé: ele ficou parado quando outros fugiram. O óbvio teria sido fugir com a multidão; mas Sama se atreveu a ficar sozinho. Sama poderia ter achado a situação desesperadora e pensado: "O que um único israelita pode fazer contra tantos filisteus"?


Mas no poder de Deus, ele se manteve firme e conquistou uma grande vitória. Nisso ele dá um exemplo inspirador para encorajar os crentes - ainda hoje. Com ele podemos aprender, o que Deus pode fazer através de um homem cujo coração inteiro pertence a Ele. Quando há apenas um que não foge, que representa Deus - então Deus está do seu lado.


Sama venceu a batalha ficando sobre o pouco que restava após a derrota e defendendo-a.


Tal como o povo de Israel de então, nós cristãos falhamos em nosso testemunho comum, que devemos apresentar a Deus neste mundo. Sabemos pela Palavra de Deus que este testemunho não pode ser restaurado ao seu estado original. Por isso, alguns não estão mais dispostos a defender nada. Eles correm atrás de tudo o que é possível e, no final, não se agarram a nada. Mas não é a vontade de Deus que devemos nos desanimar com o declínio de Seu povo.


(termina amanhã)


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 26: 31 - 27:8; Lucas 10: 30 - 42



terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Sabeis que a família de Estéfanas, ... que se tem dedicado ao ministério dos santos. 1 Coríntios 16: 15

Sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Gálatas 5: 13

 

Quando Moisés cresceu, ele "Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado" (Hebreus 11: 24, 25).


Moisés tinha crescido na corte real do Egito. Ele tinha riquezas, honras e prazeres à sua disposição. De tudo isso ele desistiu para se manter ao lado de um povo pobre e desprezado, condenado ao trabalho forçado. Por que esta escolha? Os israelitas eram melhores do que os egípcios? De forma alguma, mas eles eram o povo de Deus.


Muitos anos mais tarde, na cidade de Suném, vivia um casal que se mostrou favorável ao profeta Eliseu. Ele queria mostrar sua gratidão e perguntou à mulher: "Que se há de fazer por ti?". Sua resposta é notável: "Eu habito no meio do meu povo" (2 Reis 4: 13). Ela vivia contente na fraternidade de seu povo. Eram eles um povo sábio e poderoso? De forma alguma. Tinha até se deixado levar para adorar ídolos e vivia em grande volatilidade política, mas - era o povo de Deus.


E nós - temos um olho para o povo de Deus? Ocultos dos olhos do mundo, hoje consistem de todos aqueles que vieram a crer no Senhor Jesus e querem segui-lo. Entretanto, o povo de Deus hoje está dividido e apresenta um quadro de fraqueza e confusão. Sem condescender e associar-se ao erro e à má ação, devemos estar sempre prontos para servir a todos os nossos irmãos e irmãs em Cristo, para compartilhar na alegria e na tristeza e para orar uns pelos outros.


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 26: 15 - 30; Lucas 10: 17 - 29

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto. Marcos 6: 31

Sobre pausas em uma obra musical eu li uma vez o seguinte: "Em uma peça de música há pausas e quartos de pausas, e elas também pertencem à melodia. Elas são tão importantes em seu lugar quanto as notas que devem ser tocadas. Se você deixar de fora as pausas, o desempenho é severamente perturbado e o tema é mudado". É a mesma coisa na vida do crente. Deus tem em mente uma "peça muito específica quando Ele compõe a melodia de nossas vidas". Portanto, não devemos nos surpreender com as pausas. Elas são parte do plano de Deus para nós. Às vezes parece que nossas vidas não consistem em nada além de uma rápida sucessão de atividades.

 

Mas o Senhor nos chama a fazer também uma pausa de vez em quando e descansar em Sua presença a fim de nos recuperarmos. Tais pausas são necessárias para que nossas vidas sejam harmoniosas, realizadas e frutíferas. Então podemos ser uma bênção para aqueles que nos rodeiam.


Às vezes, uma pausa inesperada, talvez até indesejada, é encontrada nas linhas de pauta de nossas vidas. Deus aparentemente nos coloca "fora de ação" por um tempo. Talvez sejamos forçados a ficar inativos por um acidente ou doença, por circunstâncias de emergência ou pelo avanço da idade. Não nos desanimemos! Estes tempos em que Deus nos leva de lado não são inúteis, mas importantes. Por exemplo, eles podem nos tornar mais pacientes, mais pacíficos e mais confiantes. Eles podem nos ajudar a nos tornarmos mais parecidos com o Senhor Jesus. Esse é o seu objetivo conosco.


Se tais pausas em nossas vidas são momentos em que descansamos com o Senhor, bênçãos ricas virão delas.


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 26: 1 - 14; Lucas 10: 1 - 16

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Mete a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu? João 18: 11

Na captura do Senhor Jesus no Jardim do Getsêmani, Pedro se destacou mais uma vez: sincero, cheio de zelo e amor por Ele. Ele queria intervir para defendê-lo, mas agiu carnalmente: tirou a espada e cortou a orelha direita do servo do sumo sacerdote. Que erro! Pois a vitória que o Senhor queria ganhar não era para ser conquistada com armas carnais, mas deixando o poder de Satanás e os homens seguirem seu caminho até o fim. Jesus não tinha vindo para matar, mas para salvar.

 

O Senhor aproveitou a oportunidade para mostrar até onde ia Sua obediência e devoção ao Pai. O tempo de graça é aquele em que a espada permanece na bainha. Juízo e espada virão, e será terrível. Mas agora ainda é o tempo em que Deus exerce longanimidade e misericórdia, e para isso Jesus teve que beber o cálice da ira. Ele tomou o terrível cálice da mão do Pai. Tudo aquilo que Jesus suportou por parte dos homens empalideceu diante do cálice da ira de Deus sobre nossos pecados. Mas o Senhor o aceitou da mão do Pai, por amor a Ele, para Sua glorificação, para que Ele pudesse cumprir Seus planos eternos de amor pelo homem.


Seria impróprio para nós comparar estes sofrimentos particulares do Senhor com nossas próprias provações. No entanto, Ele é nosso exemplo de sofrimento, como em todas as outras circunstâncias. Aceitemos - como Ele aceitou - mesmo as providências mais dolorosas da mão do Pai. Isto as suaviza e tira a amargura que de outra forma teriam. Digamos sempre: "Pois o SENHOR lhe ordenou" (cf. 2 Samuel 16: 11b).


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 25: 23 - 40; Lucas 9: 51 - 62



sábado, 11 de fevereiro de 2023

Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficarão confundidos. Salmo 34: 5

Talvez haja alguém entre os nossos leitores hoje, que esteja com medo e preocupação, ou que já tenha experimentado dificuldades hoje e que, portanto, esteja sobrecarregado e desanimado. O que deve ser feito?

 

Davi, o homem segundo o coração de Deus, escreveu o 34º Salmo em uma época em que sua fé estava em um nível mais baixo de todos os tempos. Ele havia perdido de vista o poder e a fidelidade de Deus naquele momento, havia fugido de Saul aos filisteus e havia se encontrado em uma situação humilhante. Como amadureceu tal experiência, as palavras deste belo Salmo em seu interior?


Sim, justamente então, quando Davi estava no fim de sua fé, Deus lidou com ele de uma maneira especial. Ele abriu novamente as fontes da força para ele, levou-o de volta ao caminho da fé e o fez escrever estas palavras como um testemunho disso.


A água de uma nascente sempre vem das profundezas. Por isso, às vezes Deus nos leva às profundezas, para que possamos conhecer suas fontes ocultas de ajuda. Ouse olhar novamente para Ele, e teu ser interior "animará", brilhará como o céu após uma trovoada.


O mundo tem suas próprias idéias de alegria, mas aquele que chama o grande Deus de seu Pai não se envolve nas ofertas de auto-engano superficial, que só levam a uma maior humilhação. Aquele que olha para o Senhor não será envergonhado!


Com alegria, sigo meu caminho,

Através do deserto, Senhor, com Ti,

A esperança abençoada me faz forte e alegre,

E a fé me mostra o lugar de descanso.


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 25: 1 - 22; Lucas 9: 37 - 50



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos à caridade e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia. Hebreus 10: 24, 25

Um adolescente vem até seu avô e pergunta: "Com que freqüência eu tenho que ir à reunião da igreja"? O avô responde:

 

"Você quer saber com que freqüência você tem que ir? Isso indica que você realmente não quer ir. Então, pergunte-se o que o Senhor Jesus vale para você. Pois Ele está no meio quando nos reunimos ao Seu nome (Mateus 18: 20). Você tem uma relação íntima viva com o Senhor ou você só quer obedecer a uma compulsão religiosa?


Se você perguntar com que freqüência deve ir às aulas, a pergunta já está um pouco melhor formulada. Mas o Novo Testamento não diz explicitamente com que freqüência você deve ir, todas as semanas ou todos os meses. Não se trata do cumprimento de um dever, que você pode então checar como resolvido.


Você também poderia perguntar com que freqüência pode ir às reuniões. Isto mostra um desejo real de estar onde o Senhor Jesus está, e onde a Palavra de Deus é proclamada. Se você formular a pergunta desta maneira, você encontrará a resposta por si mesmo. Então você usará todas as oportunidades que surgirem em teu caminho. Você planejará tua rotina diária e tuas viagens, para que tenha a oportunidade de se encontrar com outros filhos de Deus".


"Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR!” Salmo 122: 1


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 24: 1 - 18; Lucas 9: 28 - 36



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15: 58

Helge teve uma infância muito difícil. As conseqüências psicológicas disso o acompanharam ao longo de sua vida. Helge era pouco resiliente; cada pequena dificuldade lhe parecia uma montanha. Ele estava muitas vezes desesperado e procurava ajuda, mas na verdade não conseguia chegar a lugar algum. Depois ouviu falar de Jesus Cristo e o aceitou como seu Senhor e Salvador. Isto não fez desaparecer seus problemas, mas em Cristo ele havia encontrado um firme controle.


Quando conhecemos Helge, ele já estava impossibilitado de trabalhar no início dos 40 anos. Ele só podia fazer coisas cotidianas com dificuldade. Ele era freqüentemente nosso convidado e brincava com as crianças.


Falávamos freqüentemente sobre a palavra de Deus e a desfrutávamos. Fizemos excursões juntos e tentamos embelezar sua casa.


Mas de repente percebemos que a condição mental de Helge estava se deteriorando. Ele se tornou cada vez mais tímido e finalmente se retirou de nós. - Teria sido tudo em vão?


Vinte anos mais tarde, Helge nos escreveu uma longa carta. Ele nos agradeceu calorosamente por tudo o que havia experimentado conosco na época. E ele listou muitos detalhes que ele se lembrou carinhosamente. Ele havia encontrado uma congregação que visitou sempre que possível. Helge não estava curado de sua doença, mas encontrou apoio em um apartamento compartilhado.


Assim, afinal o tempo com ele tinha tido um benefício. O "esforço não tinha sido em vão". Deus não é injusto para esquecer nada do que é feito por Ele e pelos Seus. Portanto, não precisamos deixar que as decepções nos impeçam de ajudar aqueles que precisam.


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 23: 20 - 33; Lucas 9: 18 - 27

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Porque zelo por vós com zelo de Deus. 2 Coríntios 11: 2

Saulo de Tarso havia sido discípulo do famoso rabino Gamaliel e pertencia aos fariseus, a mais rigorosa escola religiosa do judaísmo. Como se esforçou muito para cumprir a lei, ele tinha muito a mostrar perante os olhos das pessoas religiosas (Atos 22: 3; 26: 5; Filipenses 3: 5). No entanto, tudo isso o levou a odiar e perseguir aqueles que professaram Jesus como o Messias. Ele até "cuidava fazer um serviço a Deus" (cf. João 16: 2; Gálatas 1: 13; Filipenses 3: 6; 1 Timóteo 1: 13).

 

Nesta atitude, Saulo está a caminho de Damasco para perseguir e prender os crentes de lá. De repente e inesperadamente, o próprio Senhor glorificado o detém no caminho e diz: "Saulo, Saulo, por que me persegues"? (Atos 9: 4).


Que efeito tem a "grande luz do céu", que efeito tem a voz do Senhor sobre o fariseu instruído, que era religioso ao ponto de fanatismo! - Ao perseguir os discípulos de Jesus, Saulo perseguiu o Senhor da glória! Mas o encontro com Ele leva a uma conversão radical do fariseu orgulhoso. Saulo percebe assim a estreita ligação que existe entre o Senhor e os Seus. Em seu ministério posterior como apóstolo e mestre, ele enfatiza isto: os crentes são membros do corpo de Cristo e inseparavelmente ligados à sua cabeça no céu (Efésios 1: 22, 23; 4: 15, 16).


O jovem Saulo demonstrou um grande zelo pela religião de seus pais. Ele teve "zelo por Deus", "porém não com entendimento" (Romanos 10: 2). Após sua conversão, como o apóstolo Paulo, ele também demonstra grande zelo, mesmo "zelo por Deus" - tanto na pregação do evangelho como no ministério aos crentes.


A lição para nós é que o zelo é uma coisa boa se e somente se estiver em harmonia com Deus. - O zelo é uma coisa boa se e somente se estiver em harmonia com a Palavra de Deus, com a vontade do Senhor e com sua mente.


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 23: 1 - 19; Lucas 9: 10 - 17

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé .... Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma. Hebreus 12: 1-3

Para reflexão


Se eu me envolver com o mundo, o mundo vai ganhar influência sobre mim.


Se eu concentrar minha atenção completamente em minhas circunstâncias e dificuldades, elas me dominarão.



Se eu estiver preocupado com minhas deficiências e enfermidades, falharei.


Se eu olhar para a contínua oposição do mundo descrente, ficarei cansado e desanimado.


Se eu olhar para as ondas, vou afundar.


Mas se eu tiver Cristo diante dos meus olhos, Ele tomará forma em mim.


Serei sempre ou refletirei aquilo que ocupa e envolve meu coração.


"São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso". Mateus 6: 22


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 22: 1 - 30; Lucas 9: 1 - 9

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele! Isaías 30: 21

A Queda foi o momento em que o homem decidiu seguir sua vontade própria. Desde então, todos nós temos a tendência de seguir nosso próprio caminho. "Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho." Mas a partir do momento em que entramos no discipulado do Senhor Jesus, o exemplo do antigo cego Bartimeu se aplica a nós: "E seguiu a Jesus pelo caminho" (Isaías 53: 6; Marcos 10: 52).

 

O verdadeiro discipulado exige que permaneçamos perto do Senhor. Caso contrário, existe o perigo de nos desviarmos de Seu caminho. A Palavra de Deus fala repetidamente do fato de que podemos nos desviar tanto para a direita quanto para a esquerda. Um seria tão errado quanto o outro.


Quando Josué foi encarregado por Deus de conduzir o povo de Israel, ele foi instruído a buscar cuidadosamente e a escutar a Palavra de Deus: "Não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda" (Josué 1: 7).


A um homem na Bíblia, o jovem rei Josias, Deus dá o testemunho de que ele seguiu exatamente este mandamento. Ele "E fez o que era reto aos olhos do SENHOR e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda" (2 Crônicas 34: 2).


Enquanto vivermos nossas vidas dependendo do Senhor e guardarmos Sua Palavra, Ele pode nos guiar em Seu caminho. "Guiará os mansos retamente; e aos mansos ensinará o seu caminho" (Salmo 25: 9).


E se nos desviarmos para a direita ou para a esquerda? - Quão gracioso é o Senhor: então "Teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra".


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 21: 7 - 36; Lucas 8: 49 - 56