quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

E disse Moisés ao povo: Não temais, que Deus veio para provar-vos e para que o seu temor esteja diante de vós, para que não pequeis. Êxodo 20: 20

O temor do Senhor - uma atitude moral


Deus não quer que o homem tenha medo dEle, mas que o temor de Deus esteja "diante de nossa face". Outras palavras bíblicas também dizem que o temor de Deus deve estar "diante dos olhos", ou que se tenha o próprio Senhor diante de si, ou que simplesmente não o tenha feito (Salmo 36: 1; Romanos 3: 18; Salmo 16: 8; 54: 3; 86: 14). Portanto, podemos dizer:


Aquele que vive no temor do Senhor constantemente concentra sua atenção no próprio Deus, em Deus em sua grandeza gloriosa, em Deus como luz e amor. Ele está consciente de que a glória suprema de Deus só pode significar terror para Seus inimigos, mas bênção para aqueles que O servem.


Quando vivemos no temor do Senhor, estamos conscientes dos relacionamentos que temos com Deus, com Deus como nosso Criador e com Deus como nosso Pai. Reconhecemos Seus direitos sobre nossas vidas, submetemo-nos com prazer a Ele e O servimos alegremente. De bom grado damos a Ele o que lhe é devido nestes relacionamentos (veja por ex., Malaquias 1: 6; Romanos 1: 21; 13: 7; Lucas 20: 25).


Se vivemos em piedade, não esquecemos que enquanto Deus é nosso Pai, Ele também nos julga e nos castiga em Seus modos de governo quando nossas obras o tornam necessário (1 Pedro 1: 17).  


Em suma, podemos dizer que quem vive sua vida no temor do Senhor, quem conscientemente o coloca diante de si, não pecará; e não tem motivo para temer a Deus com medo, mas procura Sua proximidade como o fez Moisés (Êxodo 33: 17 - 23; 34: 5 - 8).


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 29: 31 - 46; Lucas 12: 22 - 34

Nenhum comentário:

Postar um comentário