quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Porque zelo por vós com zelo de Deus. 2 Coríntios 11: 2

Saulo de Tarso havia sido discípulo do famoso rabino Gamaliel e pertencia aos fariseus, a mais rigorosa escola religiosa do judaísmo. Como se esforçou muito para cumprir a lei, ele tinha muito a mostrar perante os olhos das pessoas religiosas (Atos 22: 3; 26: 5; Filipenses 3: 5). No entanto, tudo isso o levou a odiar e perseguir aqueles que professaram Jesus como o Messias. Ele até "cuidava fazer um serviço a Deus" (cf. João 16: 2; Gálatas 1: 13; Filipenses 3: 6; 1 Timóteo 1: 13).

 

Nesta atitude, Saulo está a caminho de Damasco para perseguir e prender os crentes de lá. De repente e inesperadamente, o próprio Senhor glorificado o detém no caminho e diz: "Saulo, Saulo, por que me persegues"? (Atos 9: 4).


Que efeito tem a "grande luz do céu", que efeito tem a voz do Senhor sobre o fariseu instruído, que era religioso ao ponto de fanatismo! - Ao perseguir os discípulos de Jesus, Saulo perseguiu o Senhor da glória! Mas o encontro com Ele leva a uma conversão radical do fariseu orgulhoso. Saulo percebe assim a estreita ligação que existe entre o Senhor e os Seus. Em seu ministério posterior como apóstolo e mestre, ele enfatiza isto: os crentes são membros do corpo de Cristo e inseparavelmente ligados à sua cabeça no céu (Efésios 1: 22, 23; 4: 15, 16).


O jovem Saulo demonstrou um grande zelo pela religião de seus pais. Ele teve "zelo por Deus", "porém não com entendimento" (Romanos 10: 2). Após sua conversão, como o apóstolo Paulo, ele também demonstra grande zelo, mesmo "zelo por Deus" - tanto na pregação do evangelho como no ministério aos crentes.


A lição para nós é que o zelo é uma coisa boa se e somente se estiver em harmonia com Deus. - O zelo é uma coisa boa se e somente se estiver em harmonia com a Palavra de Deus, com a vontade do Senhor e com sua mente.


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 23: 1 - 19; Lucas 9: 10 - 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário