domingo, 26 de fevereiro de 2023

Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente. Salmo 16: 11

Em seu ministério na terra, o Senhor Jesus experimentou cada vez mais a hostilidade do mundo. Ao mesmo tempo, Ele tinha paz e alegria na comunhão com Seu Pai. Quando Ele deixaria o mundo novamente e iria para o Pai, Ele sabia: ali, com meu Pai, está a plenitude da alegria! Para onde só há amor, paz e alegria, Ele logo voltaria! Isto é o que Seu coração almejava, e é sobre isto que lemos neste mesmo versículo do Salmo 16.

 

O Salmo 16 é um salmo profético que aponta claramente para Cristo (cf. Atos 2: 25 - 28, 31; 13: 35). Como nos alegramos em descobrir os sentimentos do Senhor nos Salmos! Em algumas passagens reconhecemos como Cristo se sente antecipadamente com o remanescente do povo de Israel que passará por profundos sofrimentos no tempo futuro de tribulação antes que o reino de paz comece. Por outro lado, encontramos seus sentimentos muito pessoais como ser humano na Terra, não somente nos sofrimentos causados pelos homens, mas também nos sofrimentos por parte de Deus. O que poderia nos tocar mais? Podemos olhar em Seu coração e ver o que O enche e o que Ele sente!


É verdade que também encontramos nos Evangelhos que em algumas situações o Senhor "teve grande compaixão" ou "se alegrou ... no Espírito Santo" (Mateus 9: 36; Lucas 10: 21). Mas em geral, os evangelistas mostram mais suas circunstâncias externas, os Salmos mais seus sentimentos interiores. Assim, estes estão mais ou menos afastados do olhar zombeteiro do mundo hostil; mas guiados pelo Espírito de Deus, os crentes podem compreendê-los.


Os Salmos contêm, por assim dizer, a batida do coração de Cristo. Um exemplo disso é o Salmo 16. Sua alegria antecipada no versículo 11 deve fazer nossos corações felizes também.


Percebemos como o Espírito Santo quer colocar Cristo diante de nós grande e glorioso, mostrando-nos algo de Seus sentimentos profundos?


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 31: 12 - 18; Lucas 13: 10 - 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário