Josué foi "homem em quem há o Espírito" (Números 27: 18). Por isso Deus o havia designado como sucessor de Moisés para conduzir o povo de Israel para a Terra Prometida. Quão fielmente ele cumpriu esta tarefa! - Em nosso versículo do dia, no entanto, lemos sobre um erro que Josué cometeu.
Havia estes Gibeonitas. Eles pertenciam aos povos pagãos que haviam caído sob o julgamento de Deus. Quando souberam que Israel estava prestes a conquistar toda a terra, enviaram homens a Josué que fingiram ardilosamente que vinham de longe. O engano foi bem sucedido; Josué fez as pazes com eles, pensando que não iriam prejudicar Israel. Mas depois de três dias o engano foi descoberto.
O que os israelitas tinham feito de errado? Nossa passagem bíblica nos diz: eles não tinham pedido o conselho e a vontade de Deus. Eles agiram sem "sabedoria do alto", com conseqüências amargas por muito tempo. - Quão rápido isso pode acontecer conosco hoje! Nós nos sentimos à altura da situação e decidimos rapidamente. A independência de Deus sempre nos torna cegos: os israelitas naquela época tinham até suspeitas ... e no entanto eles não perceberam o engano (Josué 9:7).
Deus não quer que fiquemos na incerteza. Se sinceramente Lhe pedimos orientação, mas temos dificuldade em discernir Sua vontade, podemos contar com Sua graça. Mas qualquer independência deliberada ou descuidada impede Sua bênção.
Leitura diária da Bíblia: Êxodo 29: 1 - 18; Lucas 12: 1 - 12
Nenhum comentário:
Postar um comentário