sábado, 4 de fevereiro de 2023

O profeta que teve um sonho, que conte o sonho; e aquele em quem está a minha palavra, que fale a minha palavra, com verdade. Que tem a palha com o trigo? - diz o SENHOR. Não é a minha palavra como fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a penha? Jeremias 23: 28, 29

No tempo de Jeremias, havia muitos profetas mentirosos em Israel. Eles levaram vidas imorais e encorajaram os malfeitores entre o povo. Enquanto Jeremias proclamava o julgamento vindouro em nome de Deus, estes profetas estavam proclamando a paz. Eles fingiram que Deus lhes falara em um sonho, mas Deus não os havia enviado, não lhes havia confiado uma mensagem. Estes profetas mentirosos incorrem em juízo especial de Deus (v. 14, 17, 21, 25 - 27).

 

Agora Deus pergunta o que a palha tem em comum com o grão. As mensagens dos profetas mentirosos são tão inúteis quanto palha. Mas a palavra de Deus, como a proclamam os verdadeiros profetas, é como um grão rico que nutre e satisfaz.


A palavra de Deus não tem apenas um efeito fortalecedor sobre aquele que a aceita na fé. É também como fogo e desdobra seu poder consumidor contra o mal - mesmo contra a palha dos profetas mentirosos. Os ensinamentos enganosos não podem resistir à Palavra de Deus.


Finalmente, a Palavra de Deus é comparada a um martelo que, quando empunhado com força, estilhaça as rochas. Assim, uma única palavra da Escritura pode refutar e quebrar as teorias dos profetas modernos. E muitas vezes uma única palavra das Escrituras atingiu o coração de um ouvinte incrédulo e o levou a uma compreensão e conversão.


Não é apenas com os descrentes que a Palavra de Deus desenvolve este poder; os crentes equivocados também são trazidos à luz por ela. Basta pensar em Davi, a quem a palavra de Deus atingiu como um martelo: "Você é o homem"! Sua consciência foi alcançada, e David confessou sinceramente: "Pequei contra o SENHOR" (2 Samuel 12: 7, 13).


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 20: 1 - 7; Lucas 8: 26 - 39

Nenhum comentário:

Postar um comentário