segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

O SENHOR galardoe o teu feito, e seja cumprido o teu galardão do SENHOR, Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar! Rute 2: 12

Boaz e Rute são mundos separados: aqui o homem rico, ali a viúva necessitada, aqui o judeu crente, ali a moabita. Mas quão grato Boaz fala com Rute aqui. Um pouco mais tarde ele promete: "Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa". E finalmente ele confessa publicamente a Rute a moabita, a viúva de Malom, e a toma como esposa (cap. 3: 11; 4: 10, 13).

 

Davi e Abigail também são mundos distintos. Abigail salva o rei de se vingar com palavras perspicazes. Davi responde com grande apreço: "Bendito o SENHOR, Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro! E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me estorvaste de vir com sangue e de que a minha mão me salvasse"! Finalmente Abigail se torna a esposa de Davi (1 Samuel 25).


Adão, por outro lado, é bem diferente quando fala a Deus sobre Eva e comenta com censura: "A mulher que me deste por companheira". Ou Abraão em dois incidentes quando ele não confessa sua esposa por medo de sua própria vida e a chama de sua irmã. Ou Isaque quando ele faz o mesmo com Rebeca (Gênesis 3: 12; 12: 13; 20: 2; 26: 7).


Eu quero aprender da Palavra de Deus a sempre valorizar, amar e honrar minha esposa. Isto me impedirá de vê-la apenas como aquela a quem estou conectado pela mesma chave da porta da frente, ou de depreciá-la, insultá-la ou machucá-la.


E se o amor esfriou, quero aprender de novo a amar minha esposa como um presente precioso do Senhor. Eu quero nutrir e cuidar de minha esposa, a "co-herdeira da graça da vida", quero amá-la e honrá-la (1 Pedro 3: 7: Efésios 5: 29, 33).


Leitura diária da Bíblia: Êxodo 32: 1 - 10; Lucas 13: 18 - 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário