João Batista concentrou todos os seus pensamentos e esforços em anunciar Cristo, o Redentor, em preparar o povo para a vinda do Messias e em apontar para Ele.
Agora o próprio Cristo aparece em público. Há a indicação: "Eis o Cordeiro de Deus"! (João 1: 29, 36), a mensagem central do Batista. O próprio João está pronto para entrar em segundo plano. A seus discípulos ele diz a respeito disto: "Mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já essa minha alegria está cumprida" (João 3: 29).
Antes, João havia atraído multidões; agora ele observa com grande alegria: "Todos vão ter com ele" - a Cristo (Mateus 3: 5; João 3: 26). Não há vestígios de inveja ou má vontade no coração de João.
"É necessário que ele cresça e que eu diminua" - este também deve ser nosso desejo, para nossa vida com o Senhor Jesus. Se ainda significamos algo ou temos alguma fama, Cristo contará menos em nossas vidas. Por natureza, gostamos de estar em primeiro plano. Quantas vezes nos deparamos nos colocando em primeiro lugar, querendo ser notados ou perseguindo nossos próprios desejos e objetivos auto-impostos sem perguntar se eles estão de acordo com a vontade do Senhor e assim honrá-Lo. Mas então Ele não pode "crescer" em nossas vidas e não se tornar cada vez mais visível.
João gostava de ficar à margem e silenciosamente se alegrar com a glória do Filho de Deus, em Sua voz, em Suas palavras. Ele deveria ser aceito pelo povo, Ele deveria ser homenageado. Que bom que João ficou em segundo plano para isto!
Como é belo quando Cristo pode encher nossos corações de tal forma que nos esquecemos de nós mesmos e nos alegramos quando Ele é engrandecido. Isto é o que o Espírito Santo deseja fazer em nós, pois o Senhor diz da obra do Espírito: "Ele me glorificará" (João 16: 14).
Leitura diária da Bíblia: Êxodo 20: 8 - 21: 6; Lucas 8: 40 - 48
Nenhum comentário:
Postar um comentário