quinta-feira, 13 de abril de 2023

Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Judas 3

O Senhor Jesus é o autor de nossa salvação (Hebreus 2: 10). Nele possuímos grandes riquezas: redenção, perdão, reconciliação, justificação e muito mais. As verdades da salvação são um tema que nos traz alegria quando pensamos nelas em detalhes. Judas obviamente também sentiu esta alegria; portanto, ele quis apresentar este tema aos destinatários de sua carta. Mas as coisas acabaram sendo diferentes. Em vista dos grandes perigos, Judas foi conduzido pelo Espírito Santo a chamar para uma luta pela fé. "Fé" aqui significa a fé cristã, como proclamada ou escrita pelos apóstolos. Ela foi revelada aos apóstolos e uma vez transmitida aos crentes. Assim, ela não está sujeita ao conhecimento científico progressivo.

 

Infelizmente, temos que notar que o ensino dos apóstolos é fortemente atacado - especialmente as cartas do apóstolo Paulo. Este já era o caso no tempo de Judas e tem continuado até hoje. É por isso que nos pede para lutar pela fé, para defendê-la. Devemos manter firme "o modelo das sãs palavras" e rejeitar "doutrinas várias e estranhas" (2 Timóteo 1: 13; Hebreus 13: 9).


Uma ilustração memorável é fornecida pelo breve relato de Sama: este herói de Davi defendeu com sucesso um campo de lentilhas, ficando no meio dele (2 Samuel 23:11, 12). Nós também só podemos defender sobre o que "colocamos nosso pé", o que se tornou nossa posse espiritual.


Às vezes é preciso muita força para lutar pelo bem da fé, mas o Senhor nos dá uma perspectiva maravilhosa ao fazer isso:


"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa!" Apocalipse 3: 11


Leitura diária da Bíblia: Jeremias 23: 1 - 15; Romanos 1: 1 - 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário