terça-feira, 4 de abril de 2023

... para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. 1 Timóteo 3: 15

A igreja de Deus - Nossa responsabilidade


Por um lado, há a graça de Deus em Cristo, que "nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade". Por outro lado, há nossa responsabilidade de manter tudo o que Ele deu puro para sua glória e nossa bênção (2 Pedro 1: 3).


Paulo, portanto, compartilha muitos detalhes a Timóteo em sua primeira carta, "para que saibas como convém" (isto é, não só Timóteo, mas todo cristão) "andar na casa de Deus...".


Aos obreiros na edificação da casa de Deus se diz: "Mas veja cada um como edifica sobre ele" (1 Coríntios 3: 10).


Aos servos do Senhor nas igrejas locais é dito: "apascentai o rebanho de Deus que está entre vós ... mas servindo de exemplo ao rebanho" (1 Pedro 5: 2, 3).


E Paulo escreve como os crentes devem responder a tal ministério: "E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra" (1 Tessalonicenses 5: 12, 13).


Comum a todos nós, Pedro diz: "Como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver". Para isso, devemos nos separar pessoal e coletivamente do mundo e de tudo aquilo que desonra o Senhor na esfera religiosa. - Só assim podemos ser coletivamente uma "nova massa" para a glória do Senhor e ser pessoalmente "vasos para honra", "santificados, úteis" ao Senhor e "preparados para toda boa obra". (Cf. 1 Pedro 1: 13 - 17; 2 Coríntios 6: 14 - 7: 1; 1 Coríntios 10: 20 - 22; Hebreus 13: 13; 1 Coríntios 5; 2 Timóteo 2: 16 - 21; 2 João 10).


Leitura diária da Bíblia: Jeremias 16: 1 - 21; Lucas 23: 1 - 12



Nenhum comentário:

Postar um comentário