sexta-feira, 28 de abril de 2023

E disse um dos seus servos: ... o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas na tua câmara de dormir. E ele disse: Vai e vê onde ele está, para que eu envie e mande trazê-lo. 2 Reis 6: 12, 13

O rei da Síria faz guerra contra Israel. Mas, vez após vez, ele descobre que Israel preparou defesas especiais exatamente nos locais onde ele quer invadir a terra. O rei pressente uma traição, mas um de seus oficiais lhe explica que o profeta Eliseu dá a conhecer ao rei de Israel as palavras que ele, o rei da Síria, fala em seu quarto. Então o rei da Síria quer que Eliseu seja feito prisioneiro para eliminar o problema.

 

Poderíamos sorrir do engano do rei da Síria, pois ele deve esperar que Deus revele esta sua ordem também ao profeta. Mas é melhor pensar se não reagimos com frequência de forma semelhante. Há um problema ou algo que nos perturba - seja em nosso trabalho, em nosso casamento ou no convívio com os crentes. E então talvez também ajamos de forma bastante humana, sem questionar o que Deus quer nos ensinar. Tentamos rapidamente eliminar o suposto mal ou problema.


Um pouco mais tarde, o exército sírio cerca a cidade onde Eliseu se encontra. Como Deus resolve esse problema? Atingindo os soldados com cegueira e levando-os para Samaria, onde são hospedados. Pouco tempo depois, eles voltam para sua terra natal, envergonhados e humilhados. "E as tropas dos sírios não entraram mais na terra de Israel" (v. 23). Que bênção duradoura!


Como é abrangente a "solução" divina: o servo de Eliseu experimenta a preservação de Deus, os soldados sírios experimentam o poder de Deus, a congregação de Israel aprende sobre a graça de Deus - e Deus se glorifica por meio de Seu servo Eliseu, o homem de Deus. Vale a pena ler esse incidente no contexto (vs. 8-23).


Leitura diária da Bíblia: Jeremias 32: 1 - 25; Romanos 6: 1 - 11



Nenhum comentário:

Postar um comentário