quinta-feira, 11 de maio de 2023

Ah! Deus nosso, ... não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti. 2 Crônicas 20: 12

Josafá era um rei piedoso. Mas aqui o encontramos em grande aflição, pois um poderoso exército de Moabe, Amom e dos habitantes do Monte Seir veio atacá-lo. É impossível para ele formar um exército que seja páreo para essa força. Portanto, Jeosafá deveria se render? Não! - Mas o que ele pode fazer?

 

Josafá sabe que a resposta está somente no Deus vivo. Portanto, ele nem mesmo tenta motivar seus homens desanimados. Ele apela a Deus, apresentando-Lhe a situação como ela é. "Em ti estão fixos os nossos olhos", diz ele. Deus pode ignorar essa confiança? Não, porque Ele ama Seu povo - e quando há fé genuína, confiando Nele, Ele intervém.


Mesmo antes de o inimigo chegar, Deus lhes dá a resposta que pediram. Judá nem precisa lutar, mas pode observar a intervenção de Deus: de repente, os inimigos estão lutando entre si e se matando. Só resta uma coisa para o exército de Israel fazer - saquear "objetos preciosos" em tal quantidade como despojo "tanto, que não podiam levar mais" (v. 25).


Nós também podemos estar sob pressão em nossa vida pessoal, em nossa família ou na congregação dos crentes, e às vezes não sabemos o que fazer. Nesse caso, podemos aprender com Josafá e fixar os olhos em nosso Senhor, "porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele" (2 Crônicas 16: 9). Coloquemos toda a nossa confiança Nele - e não ficaremos desapontados.


Leitura diária da Bíblia: Jeremias 40: 13 - 41: 10; Romanos 9: 30 - 33

Nenhum comentário:

Postar um comentário