segunda-feira, 15 de maio de 2023

Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim! Mateus 24: 45, 46

Antes de o Senhor Jesus falar sobre o ministério exterior dos crentes no contexto de Mateus 24 e 25 (ver a parábola dos talentos no cap. 25: 14-30), fala primeiro sobre o ministério interior (ver versículos do dia). Esta é uma ordem importante, porque o nosso testemunho exterior só pode ser poderoso e vivo se estiver bem dentro de nós.

 

O Senhor Jesus tem "criados": os crentes são os seus servos e as suas servas, que devem ser guiados por servos responsáveis e receber o alimento necessário - e tudo isto tendo em vista a vinda do Senhor.


Há servos que cumprem a sua missão com fidelidade e sabedoria, e servos que se revelam maus, suprimindo o pensamento da vinda do Senhor e não cuidando dos seus companheiros, mas espancando-os (v. 48, 49).


O servo fiel é um servo que não se sente dono do rebanho de Deus, mas assume humildemente a posição de servo dependente (cf. 1 Pedro 5: 3). Como Moisés e Paulo, ele sabe-se responsável perante o seu Senhor como um mordomo e tem um coração para o povo de Deus, tal como Timóteo no seu tempo (cf. Deuteronómio 12: 7; Hebreus 3: 2; 1 Coríntios 4: 1, 2; Filipenses 2: 20).


Um servo sábio age com sabedoria quando dá alimento espiritual aos crentes. Ele pede ao Senhor uma visão clara das necessidades dos crentes - pessoal e coletivamente. E, instruído pela Palavra de Deus, ele tem um olho para os perigos específicos da época. Assim, sob a orientação do Espírito de Deus, ele pode distribuir alimento que realmente serve para edificar os crentes (cf. 1 Coríntios 14:3, 12, 26).


E nós? Oremos por aqueles que nos distribuem o alimento espiritual!


Leitura Bíblica Diária: Jeremias 44: 1 - 10; Romanos 11: 11 - 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário