sábado, 6 de maio de 2023

... como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos céus a seu Filho... 1 Tessalonicenses 1: 9, 10

Os tessalonicenses haviam feito uma clara mudança de vida: afastaram-se dos ídolos mortos e se voltaram para Deus. Isso estava ligado a um novo e feliz objetivo na vida, a saber, servir ao Deus vivo e verdadeiro, e a uma grande perspectiva, uma nova meta na vida, esperar o Filho de Deus dos céus.

Assim, os tessalonicenses sabiam que Cristo voltará, mas ainda não conseguiam distinguir entre os dois aspectos de sua vinda, ou seja, a acolhida dos crentes, por um lado, e o "dia do Senhor" e o estabelecimento de seu reino de paz, por outro. Paulo explica essa distinção para eles no capítulo 4, a partir do versículo 15, como uma nova revelação do Senhor. Outras passagens bíblicas posteriores nos mostram que deve haver um período de tempo maior entre esses dois aspectos (2 Tessalonicenses 2; Apocalipse 1: 19; 3: 10; 4: 1 etc.).

Nós, hoje, podemos ter mais clareza do que os tessalonicenses por meio do Novo Testamento completo. A perspectiva da vinda do Senhor deve nos fortalecer especialmente "nos tempos difíceis dos últimos dias". Para isso, devemos considerar cuidadosamente essas passagens das Escrituras no contexto geral da Bíblia, pois somente dessa forma o ensinamento se torna nossa própria posse espiritual que nos deleita e fortalece.

No entanto, teoricamente, podemos nos apegar ao ensinamento sem que ele influencie nossa vida. Talvez tenhamos uma ideia "correta" dos eventos futuros; talvez presumamos que a vinda do Senhor para receber os crentes seja "o próximo evento a ocorrer", de acordo com a Bíblia. Mas a questão moral crucial é: estamos "esperando o próprio Senhor"? Os tessalonicenses não estavam esperando tanto por um evento, mas por uma pessoa: o Filho de Deus. Eles ansiavam por Ele de todo o coração. Nisso, não podemos superá-los, mesmo com todo o nosso conhecimento.

Leitura diária da Bíblia: Jeremias 37: 1 - 21; Romanos 8: 18 - 25

Nenhum comentário:

Postar um comentário