sexta-feira, 12 de maio de 2023

Quero que sejais sábios no bem, mas símplices no mal. Romanos 16: 19

O que é sabedoria? - Em Provérbios 8, onde a sabedoria é descrita como uma pessoa, lemos: "No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas, ela se coloca" (verso 2). Isso nos mostra: a sabedoria no sentido bíblico não é nada abstrato ou teórico; pelo contrário, é prática no mais alto grau! Ela está "nas encruzilhadas das veredas" para nos indicar a direção certa nas encruzilhadas da jornada de nossa vida.

 

A sabedoria geralmente se refere à capacidade de aplicar a Palavra de Deus em nossa vida. Quando o fizermos, teremos os olhos abertos para tudo o que é bom e clareza sobre o que Deus espera de nós. Muitos incrédulos, confrontados com a necessidade de se converter, pensam: "Ah, não, as coisas que não posso fazer então...!" Até mesmo os crentes às vezes têm a tendência de achar que o caminho da fidelidade é algo entediante e monótono. Mas se formos "sábios no bem", isso também significa que poderemos conhecer toda a gloriosa gama do bem! Se abrirmos nossos olhos para isso, veremos quanto bem há para fazer e como nossa vida de fé se torna mais rica como resultado! Essa é uma vida verdadeiramente plena - cheia do bem.


O outro lado é: "Sejam símplices no mal". - O mal nos rodeia, inevitavelmente lidamos com ele todos os dias. Mas não devemos nos envolver com ele. Além disso, é importante evitar qualquer contato desnecessário com o mal, para que a comunhão com nosso Senhor não seja prejudicada (cf. Isaías 33: 15 - 17).


Portanto, sob a orientação do Senhor, façamos o bem onde pudermos - e sempre nos afastemos claramente de todo o mal!


Leitura diária da Bíblia: Jeremias 41: 11 - 42: 6; Romanos 10: 1 - 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário