segunda-feira, 1 de maio de 2023

Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor. Romanos 16: 12

No final da carta aos Romanos, o apóstolo Paulo cumprimenta muitos dos cristãos em Roma pelo nome. Ao fazer isso, ele menciona em parte o trabalho deles para o Senhor, destacando belas características que são dignas de nossa consideração.

 

Paulo menciona três mulheres crentes: Trifena, Trifosa e Pérside. As duas primeiras "trabalharam no Senhor", também se pode traduzir: " se empenharam no Senhor". Paulo escreve sobre Persis com um pouco mais de detalhes. Será que ele a conhecia pessoalmente? Pois ele escreve que ela "muito trabalhou no Senhor" (ou: labutou muito). O tempo verbal passado pode, mas não precisa, implicar que Persis já tenha envelhecido. Seu nome ("persa") sugere que ela é uma escrava (liberta) - mas ela é "amada" pelos crentes.


O Espírito de Deus colocou muitas distinções finas nas saudações do apóstolo que são valiosas, mesmo que não possamos explicar tudo com certeza. De qualquer forma, nós reconhecemos: Deus vê o que é feito por Cristo, e Ele registra isso! Seu julgamento é completo e perfeito. Nós mesmos talvez pensemos que nossos atos individuais são particularmente meritórios e dignos de louvor. Mas, à luz do tribunal, talvez tenhamos que reconhecer que elas foram apenas vontade própria e pecado. Em contrapartida, pode haver ações que nós mesmos consideramos insignificantes e que já esquecemos há muito tempo - mas talvez seja revelado que elas foram feitas de coração para Cristo.


Diante do tribunal de Cristo, apareceremos com corpos glorificados - seremos "como Ele é". Os crentes estarão lá com o pleno valor da obra de Cristo; sua salvação eterna não está em questão. Mas nossa vida e nossa obra para o Senhor serão revelados ali em Sua luz. Então, haverá recompensa por tudo o que foi feito pelo Espírito; o resto será "queimado" e esquecido (1 João 3: 2; 1 Coríntios 3: 9 - 15).


Leitura diária da Bíblia: Jeremias 34: 1 - 22; Romanos 7: 1 - 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário