sábado, 23 de março de 2024

E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo e, prostrando-se a seus pés, o adorou. Atos 10: 25

Quando o apóstolo Pedro chega de Jope a Cesaréia, na casa do centurião romano Cornélio, ele é recebido de forma impressionante: o homem cai aos pés do apóstolo. Pedro deveria aceitar essa honra? Afinal de contas, ele veio em uma missão de Deus para trazer uma mensagem muito importante. Não, Pedro rejeita firmemente essa homenagem: "Levanta-te, que eu também sou homem" (v. 26).

Em outra situação, o apóstolo Paulo cura um homem paralítico em Listra, quando as multidões dizem: "Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens e desceram até nós" (cap. 14: 11). Eles querem oferecer adoração divina a Paulo e Barnabé. Não seria uma boa porta de entrada para a proclamação do evangelho se os homens de Deus agora aceitassem essa honra? Não, os dois rejeitaram vigorosamente a adoração destinada a eles.


O apóstolo João recebe revelações de longo alcance de um anjo. Impressionado, ele se prostra aos pés do anjo para adorá-lo. Mas o anjo o repreende: "Não se preocupe. Mas o anjo o repreende: "Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus" (Apocalipse 19: 10).


Se os apóstolos, que foram nomeados pelo próprio Senhor Jesus, e se até mesmo os anjos poderosos recusaram qualquer adoração pessoal, quanto menos alguém hoje pode aceitar a homenagem dos homens por seu ministério espiritual! Não é o servo que está em primeiro plano, mas Cristo e a mensagem que Ele confiou a Seu servo.


Somente Pessoas da Divindade são dignas de serem seguidas pelos crentes em plena confiança de fé e de serem honradas com alegria e reverência.


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 11: 18 - 32; Mateus 25: 1 - 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário