sábado, 9 de março de 2024

Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. 1 Tessalonicenses 4: 14

Morreram e adormeceram


Os crentes de Tessalônica estavam preocupados com seus irmãos e irmãs que já haviam morrido. Eles temiam que aqueles que haviam adormecido ficassem de fora do estabelecimento do reino em poder e glória. Paulo aborda essa preocupação em sua primeira carta, instruindo os tessalonicenses de que aqueles que haviam adormecido seriam ressuscitados dos mortos na vinda do Senhor e arrebatados juntamente com os crentes vivos.


Inspirado pelo Espírito Santo, Paulo usa duas formulações diferentes para a morte em sua explicação. Quando ele fala da morte e ressurreição de Jesus em nosso versículo do dia - como base e garantia de que os crentes também serão ressuscitados - Paulo usa o termo "morreu", enquanto usa o termo "adormeceu" para os crentes que já morreram. O "dormir" se refere ao corpo, não à alma.


Quando o Senhor Jesus morreu na cruz do Calvário, Ele experimentou toda a amargura da morte; Ele suportou a morte como "o salário do pecado" porque expiou nossos pecados em nosso favor. Ao morrer, Ele "destruiu aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo" (Hebreus 2: 14). Como resultado, a morte perdeu seu terror para nós, crentes; ela é um inimigo derrotado. É por isso que o Novo Testamento prefere a palavra "adormecido" para os filhos de Deus. Mesmo que eles tenham que passar pela morte corporal, a morte não tem mais poder sobre eles. O termo " dormiu" também fala de paz e descanso e que esse é apenas um estado temporário: Assim como uma pessoa desperta do sono, aqueles que dormiram serão ressuscitados fisicamente um dia. Um futuro maravilhoso!


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 4: 1 - 14; Mateus 21: 18 - 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário