sábado, 16 de março de 2024

E o justo seguirá o seu caminho firmemente, e o puro de mãos irá crescendo em força. Jó 17: 9

Perseverança e Crescimento 


Quando estamos em grande necessidade e não encontramos compaixão alguma, pode ser muito difícil para nós. Foi o que aconteceu ao sofredor Jó. Mas nas suas provações, ele aponta para um grande princípio: O justo mantém-se no seu caminho, mesmo nas dificuldades, e o puro cresce em força. - A vida de um crente caracteriza-se, portanto, pela perseverança e pelo crescimento. 


Para poder perseverar, é preciso viver como um "justo". Só permanece no bom caminho quem conhece os pensamentos de Deus e quer cumpri-los. O justo continua no caminho da obediência mesmo sob grande pressão. 


Ele persevera com a ajuda de Deus. Por outro lado, aquele que está apenas munido dos seus próprios valores, intenções e força de vontade, mais cedo ou mais tarde será desviado do seu caminho. 


Para crescer na fé, é preciso ter as "mãos limpas". Só quem não se contamina com coisas más é que cresce em força espiritual - mesmo em grandes adversidades. 


A própria vida de Jó realça as suas palavras notáveis, que brilham como um raio de luz na escuridão trágica do seu tormento. Com efeito, Jo perseverou (cf. Tg 5: 11). Embora a pressão do sofrimento o tenha levado a duvidar, a discutir e a tropeçar, não renunciou a Deus. Permaneceu no caminho do temor de Deus. 


E não é só isso: quando Deus atingiu o seu objetivo com ele, Jó tornou-se espiritualmente mais forte. Tinha aprendido lições importantes e tinha amadurecido no conhecimento de Deus. 


A duplicação dos seus bens era apenas um reflexo de como a provação o tinha enriquecido interiormente (Jó 1: 3; 42: 12). 


Que Deus nos dê graça para nos mantermos firmes no caminho da fidelidade! 


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 7: 6 - 26; Mateus 23: 1 - 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário