sexta-feira, 1 de março de 2024

E, não aparecendo, havia já muitos dias, nem sol nem estrelas, e caindo sobre nós uma não pequena tempestade, fugiu-nos toda a esperança de nos salvarmos. Atos 27: 20

Nos tempos bíblicos, a situação descrita aqui representava um grande problema para os marinheiros. Antes da invenção da bússola, não era possível navegar no mar sem o sol e as estrelas. Não era possível determinar com precisão a direção em que se estava navegando. Isso trazia consigo uma grande incerteza!

Mesmo na vida dos crentes que confiam que Deus sempre tem um caminho para eles, uma situação semelhante pode ocorrer em um sentido figurado. Pode acontecer que toda a força espiritual se esgote, de modo que "nenhuma estrela brilhe mais", que toda "esperança de salvação tenha desaparecido", como diz nosso versículo do dia, e talvez oremos: "Senhor, deixe-me finalmente ver a terra novamente!"


Acreditar no fato de que todas as coisas operam juntas para o nosso bem neste momento às vezes pode ser difícil. Mas quando nos conscientizamos do "amor eterno" de nosso Deus, que nos conheceu de antemão, nos predestinou, nos chamou, nos justificou e nos glorificou, nossa confiança Nele é fortalecida novamente (cf. Romanos 8:28-30; Jeremias 31:3). Isso nos ajuda a largar a roda do leme de nosso barco da vida porque Ele o tem firmemente em Sua mão. Ele conhece o fim desde o início. Confiamos no "Deus de paciência", mesmo que - como Abraão - não saibamos para onde estamos indo (Romanos 15: 5; Hebreus 11: 8).


A promessa de que Ele nos guiará, e até mesmo nos carregará, aplica-se exatamente quando nos sentimos incapazes de dar um passo sequer. E também se aplica àqueles que não sentem mais Sua presença em sua angústia.


"Quando andar em trevas e não tiver luz nenhuma, confie no nome do SENHOR e firme-se sobre o seu Deus." Isaías 50: 10


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 1: 1 - 18; Mateus 19: 1 - 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário