domingo, 3 de março de 2024

E o servirá para sempre. Êxodo 21: 6

Essas palavras se aplicavam ao servo hebreu que podia sair livremente após seis anos de serviço, mas preferia ficar e continuar servindo por amor ao seu senhor e à sua família. Nesse caso, seu senhor deveria furar sua orelha com uma sovela. Isso significava que agora ele teria de servir como servo para sempre.

Que notável prefiguração do Senhor Jesus! Em Êxodo, também encontramos referências à perfeição de seu sacrifício no holocausto e na oferta de paz, mas aqui em nosso versículo somos apresentados à perfeição de seu serviço. Ele desceu voluntariamente do céu, despojou-se de tudo e assumiu a forma de servo. Em seguida, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz" (Filipenses 2: 78).


Cristo poderia ter retornado a Deus sem morrer. Mas Ele não quis. Ele amava Deus, Seu Pai, e amava todos aqueles que Deus havia eleito como Seus. Esse amor O levou ao Gólgota, onde foi "transpassado" em profundo sofrimento, assim como o servo hebreu foi transpassado com uma sovela (um furador). Ele se entregou para a glória de Deus e para a nossa salvação. Por isso Ele seja louvado!


Embora a morte de nosso Senhor tenha representado um certo clímax em Seu ministério, Seu ministério não terminou ali. Desde Sua ressurreição e ascensão, Ele tem servido como Sumo Sacerdote e intercede por nós diante de Deus para que possamos receber ajuda em nossas fraquezas e sermos preservados em comunhão com Ele. E, como depositário perante o Pai, Ele lava nossos pés quando nos contaminamos em nosso caminho pelo mundo.


Em breve, Cristo convidará todos os que pertencem a Ele e estão esperando por Ele agora para se reclinarem à mesa! Então Ele "virá e os servirá" (Lucas 12: 37). - O fato de nosso Senhor servir para sempre nos toca profundamente.


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 1: 29 - 46; Mateus 19: 23 - 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário