terça-feira, 5 de março de 2024

Falou o rei e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder e para glória da minha magnificência? Daniel 4: 30

Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires poder. Deuteronômio 8: 18

O sucesso não é isento de perigos. Nabucodonosor, rei do império babilônico, vê-se no auge de sua vida e olha com orgulho para sua magnífica casa real. Seu reinado enérgico lhe trouxe poder e riqueza. Sua impiedade, seus pecados e sua crueldade não lhe causaram nenhum dano. Ele até levou o povo judeu ao exílio.


Quando Nabucodonosor proferiu essas palavras orgulhosas, ele não tinha ideia de que seu reinado chegaria ao fim minutos depois. Deus o havia advertido por meio do profeta Daniel contra a arrogância, mas o rei desconsiderou a advertência e agora precisa arcar com as amargas consequências. Por sete anos, ele ficou louco e foi excluído da sociedade.


A tendência de se orgulhar das conquistas faz parte da natureza de Adão de todo ser humano. É por isso que Deus lembra a seu povo Israel que é Ele quem dá a força para todo sucesso. Superficialmente, o sucesso é o resultado de nossa energia, nossa inteligência ou nossa diligência, mas por trás de tudo isso está Deus. Sem Sua bênção, trabalhamos em vão - pelo menos sem ganho espiritual!


Tenhamos isso em mente: O dinheiro e as posses não são uma indicação confiável de que alguém está levando uma vida que agrada a Deus. Pelo contrário: muitas pessoas ímpias são muito ricas e muitas pessoas piedosas vivem na pobreza. No entanto, o fato é que todo sucesso, seja ele material ou espiritual, depende de Deus. Por isso queremos condenar qualquer indício de arrogância em nós mesmos e agradecer a Deus do fundo do coração por tudo o que Ele nos dá por bondade. Assim, também administraremos isso para Sua honra.


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 2: 14 - 25; Mateus 20: 17 - 28



Nenhum comentário:

Postar um comentário