domingo, 17 de março de 2024

Eu fui arrebatado em espírito no dia do SENHOR ... e vi … um semelhante ao Filho do homem. Apocalipse 1: 10 - 13

O velho apóstolo João está na ilha de Patmos - exilado, solitário e sozinho. Tem de prescindir de muitas coisas por causa do seu Senhor, mas não de uma coisa: cada nova semana traz-lhe um outro dia que só pertence ao seu Senhor: "o dia do Senhor", com o qual começa a semana. 

Nesse dia, João está "em Espírito". Dá ao Senhor a oportunidade de falar com ele. O Senhor faz isso anunciando uma mensagem a sete igrejas. Mas antes de dizer a João o que deve escrever, o Senhor concentra a atenção de João em Si próprio. João vê "um semelhante ao Filho do Homem": Jesus Cristo sob a forma de um juiz, como João nunca O tinha visto antes. Fica profundamente impressionado e escreve: "Quando o vi, caí a seus pés como morto" (versículo 17). 


Como é que decorre habitualmente o nosso domingo? Passamo-lo como um verdadeiro "Dia do Senhor", em que o Senhor se faz presente, em que ouvimos o que Ele tem para nos dizer através da Palavra de Deus? E, sobretudo, damos-lhe a oportunidade, como João, de se mostrar a nós na sua glória? 


Os instrumentos de medição precisam ser reajustados de vez em quando, porque ficam descalibrados devido ao uso constante. O nosso campo de visão interior também se desloca vezes sem conta, devido às muitas coisas que os nossos olhos e ouvidos captam de segunda a sábado. Neste processo, o Senhor desaparece rapidamente da nossa vista, se é que não o perdemos completamente de vista. Por isso, precisamos regularmente do "Dia do Senhor" para nos realinharmos interiormente e darmos a Cristo o lugar adequado: o primeiro lugar, o centro. 


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 8: 1 - 20;  Mateus 23: 13 - 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário