sábado, 30 de março de 2024

Isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. 1 Coríntios 11: 24

Cristo, nosso Salvador e Senhor, deseja que O tenhamos constantemente diante de nossos olhos. Ele também deseja que nos lembremos constantemente do que Ele fez por nós quando morreu por nós. Além disso, também devemos simbolicamente dar testemunho disso na Ceia do Senhor.

As palavras do Senhor deixam bem claro: essa ceia é apenas para aqueles que pertencem a Ele. Eles compreenderam com fé o fato de que Ele deu Seu corpo e sangue por eles. Somente eles podem expressar esse fato maravilhoso como membros de Seu corpo (cf. cap. 10:16, 17).


O próprio Senhor Jesus está no centro da Ceia do Senhor. O pão e o vinho são os sinais de sua morte. Mas as palavras "em memória de mim" vão ainda mais longe: elas mostram que se trata de sua pessoa. Portanto, quando tomamos a Ceia do Senhor, também nos lembramos de sua vida santa consagrada a Deus, de seus muitos sofrimentos, de sua morte e das glórias que se seguiram. O importante é o seguinte: Não são os adoradores que ocupam o centro da cena na Ceia do Senhor, mas o próprio Cristo. A Ceia é em memória dele!


A palavra traduzida aqui como " memória" (versículos 24.25 e Lucas 22:19) só é encontrada em Hebreus 10:3. Lá, ela é traduzida como "comemoração" e se refere aos sacrifícios do grande Dia da Expiação: "Nesses sacrifícios, porém, cada ano, se faz comemoração dos pecados, porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire pecados". Como esses sacrifícios não podiam tirar os pecados para sempre, eles tinham de ser repetidos todos os anos. Dessa forma, eles repetidamente apontavam que o Salvador, de quem todos os sacrifícios de animais eram apenas exemplos fracos, ainda tinha que vir. Nós, cristãos, por outro lado, nos lembramos do Senhor Jesus e de seu perfeito sacrifício expiatório. Ele nunca mais precisa ser repetido, pois já removeu completamente nossos pecados de uma vez por todas.


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 16: 1 - 17; Mateus 26: 59 - 75



Nenhum comentário:

Postar um comentário