sexta-feira, 15 de março de 2024

Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e da caridade, e tendo por capacete a esperança da salvação. 1 Tessalonicenses 5: 8

A sobriedade é o oposto de entorpecimento. Esta sobriedade é necessária na vida de fé para que não nos exponhamos a todo o tipo de influências que apelam à natureza humana e às suas emoções e nos afastam da orientação do Espírito. 

A armadura aqui descrita protege-nos contra tais influências. Consiste na "couraça da fé e do amor" e no "capacete da esperança da salvação". Encontramos repetidamente no Novo Testamento as três grandes virtudes cristãs da fé, do amor e da esperança. São características decisivas da vida espiritual. E são o nosso conservante, a nossa proteção na "noite" moral do pecado. 


A couraça protege o coração. Consiste numa confiança firme nas ações sábias de Deus e nos seus bons caminhos para conosco. A fé olha para os bens invisíveis e celestiais que Deus nos concedeu. A isto junta-se o amor a Deus e uns aos outros. Este amor é uma proteção poderosa, um laço que nos envolve e nos sustenta. Quem usa esta couraça mantém-se firme e sóbrio na sua confiança em Deus. 


O capacete protege a cabeça. A nossa mente está constantemente em ação, durante o dia e mesmo à noite, nos nossos sonhos. Em que direção pensamos? Para trás ou para a frente? O nosso pensamento deve estar orientado para o objetivo: a salvação completa na vinda do Senhor Jesus, que inclui o corpo. Nessa altura, seremos transformados e o pecado será deixado para trás. Esta expectativa nos dá alegria e protege o nosso pensamento. 


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 6: 1 - 15; Mateus 22: 23 - 33

Nenhum comentário:

Postar um comentário