quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recreou e não se envergonhou das minhas cadeias; antes, vindo ele a Roma, com muito cuidado me procurou e me achou. 2 Timóteo 1:16 - 17

Onesíforo estava em casa, em Éfeso. A Bíblia não diz nada se ele tinha um dom de pregação, mas Paulo menciona em um sentido geral que Onesíforo havia servido diligentemente ao Senhor em Éfeso (v. 18).

Onesíforo tinha em seu coração a intenção de visitar Paulo na prisão em Roma. Ao chegar a Roma, ele teve de procurar Paulo, pois raramente se sabia para onde os prisioneiros tinham sido levados e em que calabouço estavam aguardando interrogatório e julgamento. A busca não era isenta de perigo e provavelmente também estava associada a suspeitas e insultos, já que o imprevisível imperador Nero governava Roma na época.


Mas Onesíforo não desistiu. Paulo escreve: "Com muito cuidado me procurou e me achou". Isso fala de obstáculos, bem como de zelo e perseverança, mas também do amor e da alegria do reencontro. Paulo foi fortalecido e revigorado por esse irmão, e Onesíforo certamente também ficou grato e feliz por ter podido falar e encorajar Paulo.


Hoje, alguns crentes estão "presos" em pensamentos e crenças doentios. Outros se afastaram por terem sido decepcionados ou por terem perdido a confiança. Será que ainda existem "Onesíforos" hoje que saem e gastam tempo e esforço para alcançar, incentivar e fortalecer irmãos e irmãs? Não é necessário nenhum dom especial - apenas um coração cheio de amor e perseverança. O Senhor então dará as palavras certas e conectará os corações. Vamos em frente!


Leitura diária da Bíblia: Números 36: 1 - 13; Mateus 18: 21 - 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário