quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

E Sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma. 1 Samuel 18: 1

Esse é o início de uma amizade que dura a vida inteira, apesar das circunstâncias difíceis. A situação inicial dificilmente poderia ser mais diferente: Jônatas é o príncipe herdeiro de Israel, enquanto Davi é apenas um simples pastor. O que os une é sua fé no Deus vivo.

Pouco antes, Davi disse ao poderoso guerreiro filisteu: "Eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos... saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra!" (Cap. 17: 45, 47. Confiando em Deus, Davi enfrentou Golias, que estava fortemente armado, com sua simples funda e o derrotou.


Jônatas demonstrou uma grande fé semelhante quando disse, algum tempo antes: "Para com o SENHOR nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos". Ele também obteve uma grande vitória de fé (capítulo 14: 6).


A fé viva em Deus une pessoas muito diferentes em todos os momentos. No entanto, quando algumas amizades, casamentos e famílias se desfazem, mesmo entre cristãos, isso geralmente se deve à falta de humildade e à falta de temor a Deus.


Podemos aprender com Jônatas e Davi. Jônatas nunca afirmou sua superioridade sobre Davi, pelo contrário. Quando Davi estava em apuros, "se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi ao bosque, e fortaleceu a sua mão em Deus" (capítulo 23: 16, 17).


Uma atitude espiritual ainda nos une hoje: "Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros." Filipenses 2: 2 - 4


Leitura diária da Bíblia: Números 35: 16 - 34; Mateus 18: 15 - 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário