segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

E Abraão levantou-se aquela mesma manhã de madrugada e foi para aquele lugar onde estivera diante da face do SENHOR. E olhou para Sodoma e Gomorra e para toda a terra da campina; e viu, e eis que a fumaça da terra subia, como a fumaça duma fornalha. Gênesis 19: 27, 28

Deus não respondeu à oração?


Essa cena matinal na montanha sempre me impressionou. Abraão está no mesmo lugar em que estivera com Deus no dia anterior. Juntos, eles olharam para a planície do Jordão e para Sodoma, onde o sobrinho de Abraão, Ló, vive com sua família. Quando Abraão fica sabendo que Deus quer destruir a cidade iníqua, ele implora a Deus que poupe os poucos habitantes justos de Sodoma. Por fim, o Senhor lhe assegura que Sodoma não será destruída se houver dez pessoas justas na cidade.

Agora Abraão está aqui novamente e olha para Sodoma, ou melhor: para os restos de Sodoma. Colunas de fumaça se erguem. Abraão percebe imediatamente: um inferno de fogo e enxofre destruiu a cidade.

O que Abraão pode estar sentindo agora? Será que sua intercessão foi em vão? Não lemos nada sobre Deus dizendo a seu amigo Abraão que Ele salvou Ló e suas filhas do julgamento. A palavra de Deus também não diz se Abraão encontrou seu sobrinho novamente, de modo que Abraão talvez tenha presumido, até o fim de sua vida, que Ló havia perecido no julgamento de Sodoma.

Mas Deus respondeu à oração de Abraão! "E aconteceu que, destruindo Deus as cidades da campina, Deus se lembrou de Abraão e tirou Ló do meio da destruição" (versículo 29). Foi a oração de Abraão que salvou Ló!

Esse incidente nos incentiva a continuar orando por outras pessoas! Somente no céu ficará claro quantas de nossas orações Deus respondeu em sua graça, mesmo que não tenhamos visto nenhum traço de oração respondida ao longo de nossa vida.

Leitura diária da Bíblia: Números 24: 1 - 13; Mateus 13: 51 - 58

Nenhum comentário:

Postar um comentário