sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Caia, agora, a nossa súplica diante de ti, e roga por nós ao SENHOR, teu Deus, por todo este resto (...) para que o SENHOR, teu Deus, nos ensine o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer. Jeremias 42: 2, 3

Depois de uma guerra perdida e de um atentado contra as forças de ocupação, os que restaram na terra de Judá estão em grande temor. Seu medo da vingança dos vencedores é justificado. Por isso eles procuram o profeta Jeremias. Ele vem alertando o povo em nome de Deus há muitos anos, e suas profecias realmente se tornaram realidade! Agora Jeremias deve orar pelo remanescente para saber de Deus o que eles devem fazer agora. Eles asseguram a Jeremias que querem seguir as instruções de Deus. - Não é esse um bom caminho a seguir em uma situação complicada?

Não precisamos recorrer a um profeta hoje se quisermos reconhecer o caminho certo para nós. A Palavra de Deus é completa e suficiente para todas as questões da vida. Além disso, temos o Espírito Santo, que quer nos ajudar a entender a Palavra de Deus e aplicá-la em nossa vida.


Depois de dez dias, Jeremias conta ao povo o que Deus lhe disse - de forma clara e inequívoca. Mas eles não querem acreditar na resposta de Deus e acusam Jeremias de mentir (capítulo 43:2).


Isso não soa familiar para nós? Oramos por uma coisa, mas já tomamos uma decisão preliminar bastante clara sobre o que queremos fazer. Tudo o que esperamos de Deus é que Ele confirme nosso plano. Mas talvez Deus chame nossa atenção para uma passagem bíblica que frustre nosso plano. Nesse caso, há um grande perigo de evitarmos a Palavra de Deus: Ela não é aplicável à nossa situação, deve ser interpretada de forma diferente, vivemos em tempos diferentes, etc. Dessa forma, poderíamos fechar os ouvidos a Deus e seguir nosso próprio caminho. Portanto, sejamos sinceros e obedientes!


Leitura diária da Bíblia: Números 22: 21 - 41; Mateus 13: 31 - 35



Nenhum comentário:

Postar um comentário