quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

E eu, eis que tenho tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo o primogênito que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus. ... meus serão; eu sou o SENHOR. Números 3: 12, 13

No mesmo tempo, o SENHOR separou a tribo de Levi para levar a arca do concerto do SENHOR, para estar diante do SENHOR, para o servir e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje. Pelo que Levi, com seus irmãos, não tem parte na herança; o SENHOR é a sua herança. Deuteronômio 10: 8, 9

Levi: propriedade de Deus


Deus havia separado a tribo de Levi para o serviço. Esse era um lembrete constante para eles e para as outras tribos do resgate do Egito. Naquela época, Deus havia poupado os filhos primogênitos de Israel quando viu o sangue do cordeiro da Páscoa. Ao fazer isso, Ele adquiriu um direito especial sobre todos os primogênitos, que agora estavam disponíveis para o Seu serviço. Os levitas agora ocupavam esse lugar - representando os primogênitos de todas as tribos. Assim, eles se tornaram um símbolo da redenção e eram propriedade de Deus para o serviço.


Isso não significava apenas uma bênção para todo o povo, mas também um grande privilégio e uma bênção especial para a própria tribo de Levi. Seu serviço era principalmente para a tenda da congregação. Portanto, os levitas tinham permissão para se ocupar com as coisas de Deus! Quando a terra foi distribuída mais tarde, sob o comando de Josué, eles não receberam nenhuma terra própria, com exceção das cidades de refúgio. O próprio Deus era a herança deles!


Nós também fomos redimidos pelo sangue de Cristo e agora pertencemos a Ele, nosso Senhor e Salvador. Ele quer ser o centro de nossos corações e mentes e o conteúdo de nosso serviço.


Ó Cordeiro de Deus, fonte de todas as alegrias, tu és nosso, nós somos teus, agora e para sempre. 


Julius Anton Eugen von Poseck (1816-1896)


Leitura diária da Bíblia: Números 31: 25 - 54; Mateus 16: 21 - 28



Nenhum comentário:

Postar um comentário