quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito. Efésios 5: 18

Na Bíblia, o vinho é um símbolo de alegria; dependendo do contexto, ele se refere às alegrias que o homem quer desfrutar sem Deus ou às alegrias que Deus nos dá. Nosso versículo do dia adverte contra o consumo excessivo de vinho porque ele enfraquece o autocontrole e abre a porta para a devassidão (cf. 1 Pedro 4: 3, 4).

Em vez disso, todo filho de Deus deve ser cheio do Espírito Santo. - Quando os efésios chegaram à fé, foram selados com o Espírito Santo da promessa; Deus, o Espírito Santo, passou a habitar neles (ver Efésios 13: 10). E agora eles também devem permitir que o Espírito tenha espaço total em seus corações e vidas, e é por isso que o Senhor diz: "Enchei-vos do Espírito".


No entanto, precisamos cumprir alguns pré-requisitos para isso. Por exemplo:


1. "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção." Se entristecermos o Espírito Santo ao tolerarmos o pecado em nossa vida, Ele não poderá nos encher (capítulo 4: 30).


2 "Não extingais o Espírito". É até possível "apagar" o Espírito Santo no que diz respeito à Sua obra em nós. Isso acontece quando seguimos apenas nossa própria imaginação. Talvez o Espírito de Deus queira nos inspirar a orar por alguém, a testemunhar do Senhor a alguém ou a ajudar um irmão em necessidade. Aceito essa sugestão? - Mesmo nas reuniões de crentes, o Espírito pode ser apagado a ponto de não poder agir livremente (1 Tessalonicenses 5: 19).


3 "Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne." O Espírito Santo é o poder dentro de nós que nos permite fazer o que é bom e não mais agir de acordo com as inclinações de nossa velha natureza caída. Quando "andamos no Espírito", o Espírito pode nos encher (Gálatas 5: 16).


Leitura diária da Bíblia: Números 22: 1 - 20; Mateus 13: 24 - 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário