sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. Gálatas 5: 1


Liberdade! - Todo mundo fala sobre isso. Mas aqueles que usam a palavra geralmente a entendem de maneiras completamente diferentes. Muitos jovens e adultos caíram no erro fundamental de equiparar liberdade com independência total. Assim, as pessoas frequentemente lutam pela suposta liberdade, para serem dominadas por seus desejos. Portanto, os cristãos devem saber exatamente o que a Bíblia quer dizer com liberdade.


A carta aos Gálatas é particularmente adequada para isso, pois nela o apóstolo Paulo defende fervorosamente a liberdade cristã que ele proclamou. Sua defesa culmina no versículo citado no início: "A lei não poderia justificar um pecador, nem a lei é adequada como regra de vida para os cristãos. Por meio de Cristo, o crente é libertado da "escravidão" da lei.


Paulo enfatiza: "Vocês foram chamados para a liberdade, irmãos". Mas ele também não quer permitir que a liberdade seja mal interpretada e mal utilizada. Por isso ele acrescenta: "Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne". A liberdade cristã não é apenas a liberdade da lei, mas também a liberdade do poder do pecado; a liberdade cristã é a feliz liberdade de seguir e servir a Cristo. Paulo leva essa ideia ainda mais longe e diz que eles devem "andar no Espírito" e "cumprir a lei de Cristo". Como o crente recebeu uma nova natureza, e o Espírito de Deus habita nele, ele é capaz de viver sua vida de acordo com a palavra e a vontade de Deus (cap. 5: 13, 16; 6: 2).


A liberdade no sentido bíblico da palavra é, portanto, tudo menos independência ou ilegalidade.


Leitura diária da Bíblia: Números 19: 1 - 10; Mateus 12: 22 - 37

Nenhum comentário:

Postar um comentário