quinta-feira, 15 de agosto de 2019

E Acabe chamou a Obadias, o mordomo. (Obadias temia muito ao SENHOR, porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do SENHOR, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu, numa cova, e os sustentou com pão e água.). 1 Reis 18: 3, 4

O temor de Deus de Obadias


Jezabel, a esposa do rei Acabe de Israel, trouxe os deuses pagãos, Baal e Asera (Poste ídolo) de sua pátria sidônia e lhes serviu com zelo fanático. E ela usou sua influência para perseguir os profetas do verdadeiro Deus. Durante esse tempo, o fiel profeta Elias, que havia avisado Acabe da fome, teve que se esconder da perseguição do rei.

Elias não sabia que ainda havia muitos israelitas que eram fiéis a Deus. Deus mesmo dá seu número como 7000. Entre eles estava Obadias, o mordomo do rei.

Como? Este piedoso israelita é um alto funcionário do rei ímpio? Isso está certo mesmo? Nós não lemos que Deus aprova a posição de Obadias; mas também não encontramos censura explícita. Mas Deus nos informa sobre seu "julgamento geral" sobre a mente de Obadias: Obadias temia muito o verdadeiro Deus!

Mesmo que a posição de Obadias na corte real não tenha correspondido totalmente à vontade de Deus para ele, ainda assim o Senhor reconhece seu temor a Deus. Em sua supremacia, Ele usa Obadias e sua posição para esconder 100 profetas e alimentá-los durante a fome. Obadias arrisca sua vida neste serviço. Ali vemos com ele como o verdadeiro temor de Deus também causa coragem de fé!

E então perguntamos: o nosso temor de Deus também é desta qualidade? Este temor será capaz de se mostrar em situações difíceis também?
(Conclusão amanhã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário