sexta-feira, 16 de agosto de 2019

E será que, apartando-me eu de ti, o Espírito do Senhor te levará não sei para onde; e, vindo eu dar as novas a Acabe, e não te achando ele, matar-me-á. 1 Reis 18: 12


O temor de Deus de Obadias

Quando Obadias, no final da fome que Elias havia anunciado, estava percorrendo a terra para recolher um pouco de capim para as montarias reais, Elias repentinamente surgiu diante dele. Obadias pergunta: "És tu, meu senhor Elias?" Obadias obviamente percebe: Elias, que precisou se esconder de Acabe, experimentou a proximidade de Deus em um grau maior do que eu na corte real. Isso fica claro a partir desta saudação e da conversa que segue.

Obadias deve dizer a Acabe que o tão procurado Elias está agora aqui. Pois Elias não vai a Acabe; o rei pode vir até ele. Mas Obadias teme que o espírito de Deus possa levar Elias para algum lugar. E então Acabe iria matar ele mesmo. Sim, Obadias "temia o Senhor", o verdadeiro Deus "desde a minha mocidade". Aqui ele fala sobre si mesmo. Mas suas palavras mostram que ele também temia Acabe e que ele não confiava totalmente em Deus e em sua graça e poder naquele momento.

Nós não precisamos fazer um julgamento final sobre a posição de Obadias na corte de Acabe, e nós provavelmente não podemos. Na aplicação para nós, no entanto, aprendemos muito claramente quão facilmente uma posição alta no mundo pode afetar a vida de um crente.

Quanto mais próximo um crente estiver dos poderosos deste mundo. não menos importante na vida econômica, mais ele deve cuidar de que seu temor a Deus não seja ofuscado pelo medo humano e que ele não participe de ações e decisões duvidosas.

E quanto mais um crente está próximo de poderosos do mundo, não menos importante na vida econômica, tanto mais ele deve cuidar de que seu temor a Deus não seja sobrepujado pelo temor de homens, e que ele não participe de ações e decisões duvidosas.

E quanto mais nos aproximamos das pessoas do mundo, maior o perigo que a proximidade e a nossa confiança no Senhor sofrerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário