segunda-feira, 26 de agosto de 2019

(O pai disse:) se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. Marcos 9: 22, 23


Essa conversa é uma das cenas mais pungentes do Novo Testamento. Ali um homem traz seu único filho, possuído por um demônio violento, que muitas vezes o joga na água e no fogo. E isso desde a infância. Apenas com dificuldade o pai pode salvá-lo todas as vezes. Não é de admirar que o homem exclame: "Se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos!" Como nós o entendemos bem!

À primeira vista, diríamos que o homem está no lugar certo. Porque só Jesus pode ajudá-lo! Mas o Senhor ouve outro tom que soa em suas palavras. O pai pergunta: "Se tu podes alguma coisa", - e há um toque de dúvida: pode - e acima de tudo, o Senhor quer mesmo assim?

O Senhor responde este ‘Se’ com outro ‘Se’: Se podes crer. Ele diz: O mais importante agora não é a questão de saber se sou capaz; o mais importante é se você crê. E Ele lhe diz: “Tudo é possível ao que crê.” O pai não se defende agora, mas aceita a correção e diz: “Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!” Que vergonha para ele, mas refrescante ao mesmo tempo, esta resposta sincera! Então o Senhor expulsa o demônio e devolve o menino a seu pai.

Às vezes nos sentimos semelhantes quando estamos em necessidade. Nós então dizemos: "Se tu podes, então venha e nos ajude!" E Deus, semelhantemente nos dá a entender que Ele não responderá. Não! Devemos nos apoiar com fé - por mais fraca que seja - nas claras promessas de Deus, e descansar em confiança naquele que sozinho tem poder e pode fazer todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário