domingo, 25 de agosto de 2019

Fazei isto em memória de mim! Lucas 22: 19


Se convidarmos para uma refeição juntos, isso geralmente é baseado em uma razão concreta. Gostamos de convidar, por exemplo, para um casamento, aniversário ou feriado. E a ocasião da refeição dá ao estar junto um certo cunho, um certo caráter. Por conseguinte, nos vestidos e nos comportamos em conformidade.

Totalmente diferente de todos os convites que damos é, no entanto, "a ceia do Senhor" (ou: ceia pertencente ao Senhor, 1 Coríntios 11: 20). Esta ceia foi preparada pelo próprio Senhor Jesus. Aqui ele é o hospedeiro; e Ele não nos deixou no escuro sobre o propósito de sua ceia: deve ser celebrada "em sua memória". Essa indicação encontramos três vezes no Novo Testamento. Isso dá ao "partir do pão" um caráter muito especial, solene e sério (Lucas 22: 19, 1 Coríntios 11: 24 - 25).

Como no início da cristandade, os crentes ainda se reúnem hoje "para partir o pão" (Atos 20: 7). Eles também se juntam com outras intenções, por exemplo, orar a Deus e contar-lhe suas preocupações, ou ser fortalecidos na fé pela Palavra de Deus. A reunião para partir o pão, no entanto, tem um caráter especial. Difere das outras reuniões porque é tudo pelo próprio Senhor Jesus, porque acontece "à sua memória".

Quando nos reunimos "para partir o pão", não é para pedir-Lhe ou receber algo Dele, mas para pensar nEle e em Sua morte e trazer algo a Ele e ao Pai: a gratidão e a adoração de nossos corações. Através disso, podemos dar ao nosso Senhor, que ainda é "rejeitado pelos homens", a honra que lhe é devida. Todas as vezes que fazemos isso, o fazemos não por nós mesmos, mas por Ele "em sua memória "(1 Pedro 2: 4; 1 Coríntios 11: 25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário