terça-feira, 9 de junho de 2020

Como um homem leva a seu filho, por todo o caminho pelo qual andastes, até chegardes a este lugar.. Deuteronômio 1: 31

'Como um homem leva a seu filho'


Quando o apóstolo Paulo mencionou certa vez a jornada do povo de Israel no deserto, ele descreveu o cuidado de Deus por seu povo com palavras emocionantes: "E suportou-lhes os maus costumes por cerca de quarenta anos no deserto" (Atos 13: 18).


Paulo não fala aqui sobre por que Deus os levou ao deserto. Nas suas palavras, o foco está na graça de Deus, que queria abençoar o povo: Deus cuidou deles durante toda a longa migração no deserto. Essa expressão é remanescente da palavra que Deus "Como um homem leva a seu filho".


Esse "Levar" não significa que Deus suportou seus pecados. Em vez disso, trata-se de cuidar, como um pai levando seu filho nos braços em uma longa e árdua jornada. Assim cuidou e levou seu povo no deserto por 40 anos. O fato de ter sido a falta de fé deles, que prolongou a jornada no deserto por 40 anos não é o ponto aqui. Deus os guardou apesar de sua falta de fé.


Quanto podemos aprender com isso para nós mesmos! Se olharmos para nossa vida, também devemos nos orgulhar da bondade e fidelidade com que nosso Deus nos levou - assim como um homem leva seu filho. Com que cuidado e ao mesmo tempo com que firmeza um homem abraçará seu filho quando se trata de levá-lo em segurança ao destino da "viagem no deserto"! O fato de que nosso Deus e Pai lida conosco dessa maneira ao longo de todo o caminho da fé é muito reconfortante e nos leva a adorá-Lo.


(Continua amanhã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário