sexta-feira, 5 de junho de 2020

Melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto. Êxodo 14: 12

O povo de Israel estava em uma situação desesperadora. Eles tinham acabado de deixar o Egito e o trabalho escravo. A caminho da terra de Canaã, acamparam-se nas margens do Mar Vermelho. Conhecedores do local os teriam aconselhado de uma maneira diferente, mas Deus os havia levado até lá. O mar estava diante deles; e agora eles descobriram que Faraó e todo o seu exército estavam atrás deles para escravizá-los novamente.

Se os israelitas olhavam para frente ou para trás, sua situação era desesperadora. Eles temiam o ódio do inimigo e a morte no deserto. Não teria sido melhor se eles tivessem ficado no Egito? Melhor viver pobre e oprimido do que morrer miseravelmente?


Nas considerações desesperadoras, os israelitas esqueceram de olhar “para cima”. Eles não pensaram nos milagres que Deus havia feito no Egito, como Ele havia lidado com os egípcios nas severas pragas e libertado seu povo. Eles eram testemunhas oculares quando o poder de Deus se desenrolava com tanta clareza, mas agora lhes faltou a fé.


Quantas vezes reagimos da mesma forma! Às vezes, olhamos apenas para as difíceis condições de vida e nos preocupamos porque não vemos saída. Andávamos o nosso caminho com confiança em Deus, mas quando surgem problemas, nos desesperamos. E as experiências passadas que tivemos com nosso Deus desapareceram.


Mas Deus não abandona o seu povo. Por isso também queremos nos encorajar. Deus tem poder e amor para nos ajudar em todas as necessidades. Naquela época, no Mar Vermelho, Ele deu ao seu povo uma libertação maravilhosa: Ele dividiu o mar e deixou Israel passar com os pés secos. E na outra margem havia o canto da libertação para louvor e glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário