quarta-feira, 17 de junho de 2020

E, vinda já a tarde, chegou um homem rico de Arimatéia, por nome José, que também era discípulo de Jesus. Mateus 27: 7

Notável, este José de Arimatéia! Por um lado, é mencionado apenas no sepultamento do Senhor Jesus, por outro lado, é descrito pelos quatro evangelistas, cada um dos quais enfatiza pontos diferentes.

Mateus diz que José era "um homem rico". De acordo com o padrão judaico, ele foi obviamente abençoado por Deus. E José "também era discípulo de Jesus". Ele, o homem rico, ficou do lado do desprezado Jesus de Nazaré e o seguiu.


Marcos descreve José como um "ilustre membro do Sinédrio", como alguém que tinha voz e peso no corpo de decisão judaico, no sinédrio. Nós, em geral o teríamos descrito como "reservado", mas Marcos o chama de "resoluto" porque dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus (Marcos 15: 43).


Lucas relata mais sobre José: Ele era "conselheiro", era um "homem bom e justo"; ele "não tinha consentido no conselho e nos atos" dos judeus e esperava "o reino de Deus" (Lucas 23: 50, 51).


Aprendemos com João que José "era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus" (João 19: 38).


José de Arimatéia sabia que as escrituras deveriam ser cumpridas por ele mesmo? Porque o Messias que os profetas anunciaram deveria estar "com um homem rico" em sua morte. José era rico e cumpriu a profecia de Isaías. Além disso, sua tumba era recém-talhada e nunca havia sido usada (Isaías 53: 9).


Deus nos diz tudo sobre José de Arimatéia. O que Deus gostaria de dizerr de você e de mim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário