segunda-feira, 22 de junho de 2020

Fica comigo, não temas, ... pois estarás salvo comigo. 1 Samuel 22: 23

Abiatar


O pai de Abiatar, o sacerdote Aimeleque, recebeu ingenuamente a Davi, errante e lhe fez bem. Mas o rei Saul era ciumento e hostil, vingou-se terrivelmente de Aimeleque e o matou. Abiatar conseguiu escapar e fugir para Davi. Em angústia e tristeza, ele entrou em contato com o futuro rei. Davi dirigiu-lhe as palavras encorajadoras: “Fique comigo, não temas, estarás seguro comigo. ”Então Abiatar encontrou segurança com o perseguido Davi. Mais tarde, como sacerdote, ele foi fiel ao lado do rei Davi por muitos anos.


No entanto, há uma sombra no final da vida de Abiatar: na velhice, Abiatar se une a Adonias, filho de Davi, que quer disputar o trono de Salomão. Por isso, Abiatar precisa se exilar. E assim Deus cumpre o anúncio de que o sacerdócio deve ser retirado da casa de Eli (capítulos 2: 31 - 33).


Salomão poupou a vida de Abiatar "porquanto levaste a arca do Senhor JEOVÁ diante de Davi, meu pai, e porquanto foste aflito em tudo quanto meu pai foi aflito" (1 Reis 2: 26). - Mas Abiatar não pôde mais exercer o sacerdócio no serviço de Deus.


“Fica comigo!” Não ouvimos a voz amigável de nosso Senhor nessas palavras? Quanto mais tempo, mais fica claro para mim que só podemos estar "seguros" perto do Senhor Jesus, ou seja, a salvo de Satanás, o inimigo maligno, perigoso e astuto. Quando penso na vida de Abiatar, lembro o dito popular: “A idade não protege da tolice.” E peço misericórdia ao Senhor para aprender esta lição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário