domingo, 14 de junho de 2020

Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice. 1 Coríntios 11: 28

Os coríntios uniram o partir do pão em memória do Senhor Jesus e sua morte com uma refeição comum. As diferenças sociais ficaram claras. Os pobres continuavam famintos e alguns dos ricos estavam “embriagados”. O Espírito Santo aproveita isso como uma oportunidade para apontar aos coríntios e com eles também a nós, que a morte do Senhor deve ser anunciada de maneira digna (v. 20 - 22, 27).


Quando nos reunimos para partir o pão, pensamos no sofrimento e na morte de nosso Senhor Jesus, no alto preço que Ele pagou para nos salvar. Enche nossos corações com agradecimentos e adoração. Isso também significa que nos reunimos de maneira exterior e digna. Tudo o que é visto em nós e ouvido sobre nós, todo o nosso comportamento, deve ser para a honra de nosso Senhor.


Mas isso não é tudo. - O comportamento exterior apropriado deve ser o espelho de uma boa condição de nosso coração. É por isso que o apóstolo pede a todos que se examinem. Essa é a responsabilidade individual de todos.


Com respeito ao memorial de nosso Senhor, devemos verificar se nosso coração está purificado. Um pedido que Davi já disse se encaixa: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno!” (Salmo 139: 23, 24).


Portanto, quando estamos conscientes ou nos conscientizamos de que o pecado em nossa vida dificulta a comunhão feliz com nosso Senhor, então devemos confessá-los e eliminá-los. Esse exame e purificação não devem ser feitos apenas antes de partir o pão, mas devem ser nossa preocupação diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário