quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque irmãos somos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; se escolheres a esquerda, irei para a direita; e, se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. Gênesis 13: 8, 9

Pacificador


Os pastores de Abraão e os pastores de Ló disputam as pastagens. Para nós é muito instrutivo como Abraão reage a isso: 


* “E disse Abrão a Ló”: Abraão toma a iniciativa. Ele quer paz novamente. Como está entre nós? Ainda estamos alimentando disputas ou promovendo ativamente a paz? Abraão se aproxima de Ló e fala com ele. Falar um com o outro é melhor do que falar um do outro.


* “Porque irmãos somos”: Abraão relembra os laços de família. Ele sente que o tratamento especialmente amoroso é apropriado dentro da própria família. O mesmo vale para irmãos e irmãs em Cristo!


* Abraão sugere uma solução: a paz não é alcançada através de acusações mútuas, mas através de ofertas construtivas.


* Abraão renuncia aos direitos do ancião e permite que Ló tenha precedência na escolha da terra. Paulo dá um conselho semelhante aos contenciosos coríntios: “Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano?" (1 Coríntios 6: 7).


Obviamente, Abraão foi capaz de agir assim porque vivia com Deus e contou com sua orientação e bênçãos (cf. vv. 13: 14 - 18). Assim ele pôde ser um pacificador. - “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5: 9).


Leitura diária da Bíblia Números 23: 1-12: Mateus 13: 36-43

Nenhum comentário:

Postar um comentário