sábado, 13 de fevereiro de 2021

SENHOR, Deus dos Exércitos, escuta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó! (Selá) Salmo 84: 8

A vida de Jacó é uma luta: sua fé no Deus vivo é real - mas frequentemente sua obstinação prevalece. Sua história é como uma estrada longa e sinuosa, com muitas curvas e voltas. Repetidamente ele sobe e desce, e novamente Deus intervém em sua vida e o corrige e educa. Por fim, porém, no final de sua vida, Jacó produz o "fruto pacífico de justiça" e se torna um adorador (Hebreus 12: 11; Gênesis 47: 31).

É notável que Deus use o nome desse homem e se chame de "o Deus de Jacó". Ele também se refere a si mesmo como "Deus de Abraão" e "Deus de Isaque", mas na maioria das vezes se autodenomina "Deus de Jacó". Quando pensamos em Jacó, em seu personagem e em sua história de vida, ficamos maravilhados com a graça de Deus, que não se envergonha de se chamar “Deus de Jacó”,


Nosso versículo do dia é uma bela prova disso: Lá o “Deus de Jacó” está conectado com outro nome de Deus: com o nome “Senhor, Deus dos exércitos”. Este nome significa que o Senhor é Deus acima de todos os anjos, acima desses "magníficos em poder". Ele também é Deus sobre “o número das estrelas” e as chama “pelos seus nomes”. Ele é o criador e sustentador de anjos e estrelas “e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu”. Ao mesmo tempo, porém, Ele se conecta com os pobres, com o “povozinho de Israel”, com o “vermezinho de Jacó”. E quando o Filho de Deus foi pendurado na cruz, sofreu e morreu pelos nossos pecados, Ele clamou: “Mas eu sou verme e não homem” (Salmo 22: 6; 103: 20; 147: 4; Daniel 4:32 ; Isaías 41, 14).


Nosso Deus é o “Senhor, Deus dos exércitos” e ao mesmo tempo o “Deus de Jacó”! Isso é impressionante!


O SENHOR te responda no dia da tribulação; o nome do Deus de Jacó te eleve em segurança. Salmo 20: 2


Leitura diária da Bíblia Números 24: 15-25: Mateus 14: 1-13

Nenhum comentário:

Postar um comentário