segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. 1 Reis 17: 1

Não havia nenhum entre os reis do reino do norte de Israel que vivesse e governasse com o coração de acordo com a vontade de Deus. No entanto, Acabe supera todos eles. Faz “muito mais para irritar ao SENHOR, Deus de Israel” do que todos os reis de Israel que foram antes dele (cap. 16: 33).

Então, vem Elias. De repente, ele aparece diante do rei. Seu proceder é bastante destemido. Não lemos que ele se curvou diante do rei ou que lhe deu alguma honra. Ele não pede modestamente pela palavra. E quando ele começa a falar, ele dispensa completamente as habituais frases vazias de devoção.


De onde Elias tirou essa ousadia? Ele pode se permitir fazer isso por ser um dos príncipes do reino? - Não, a descrição de "o tisbita, dos moradores de Gileade" mostra que ele é um homem completamente insignificante.


Mas Elias na verdade não “está de pé” diante do rei, mas diante de Deus - diante do Deus a quem Acabe e Jezabel não querem servir e a quem eles provocam por idolatria e licenciosidade. Tanto a mensagem que o profeta traz quanto sua conduta são perfeitamente apropriadas.


Raramente hoje alguém receberá uma mensagem que exige tanta coragem. E ainda - os filhos de Deus experimentam este tremendo contraste entre Deus e o povo apóstata todos os dias. Eles precisam de uma consciência profunda: Deus vive.


Quem então realmente vive com Ele, em comunhão imperturbável com o Deus vivo, também está hoje "perante sua face". E isso dá ao cristão, em face de toda oposição, a coragem e a força para viver uma vida de testemunho abençoada.


Leitura diária da Bíblia Números 18: 20-32 - Mateus 12: 15-21

Nenhum comentário:

Postar um comentário