terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os ferezeus habitavam, então, na terra. Gênesis 13: 7

Contenda ou paz?


Quando Abraão e seu sobrinho Ló vêm para a terra de Canaã, eles trazem gado, bem como servos e servas. A viagem ao Egito leva ao fato de que o Faraó lhes dá não apenas servos e servas, mas também muitas ovelhas, e vacas, e jumentos (cap. 12: 5, 16).


De volta a Canaã, isso se torna um problema: os rebanhos agora são tão grandes que surge uma disputa entre os pastores de Abraão e os pastores de Ló sobre as áreas de pastagem. No mesmo cenário, lemos em nosso versículo do dia: "E os cananeus e os ferezeus habitavam, então, na terra." Isso pode ser uma indicação de que Abraão e Ló tiveram que compartilhar as únicas pastagens disponíveis com os habitantes da terra. Mas certamente Deus também quer nos dizer que essa disputa aconteceu diante dos olhos do mundo. Quão vergonhoso é para os crentes!


Isso não acontece em nossas famílias e na família de Deus? Rapidamente há uma disputa por coisas banais ou posses materiais! Contendas entre os crentes é sempre ruim; mas é duplamente ruim quando afeta o testemunho diante do mundo. É por isso que o apóstolo Paulo repreende os coríntios: “Mas irá um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos!” (1 Coríntios 6: 1-8).


O oposto deveria ser o caso: o mundo ao nosso redor deve encontrar paz e amor mútuo entre nós, os crentes. Portanto, pouco antes de sua morte, o Senhor Jesus disse: "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros." O amor mútuo entre o povo de Deus é um testemunho poderoso para o mundo (João 13: 35).


O que os incrédulos veem em nossas famílias e em nossas congregações locais (igrejas): conflito ou paz?


Leitura diária da Bíblia Números 22: 21-41: Mateus 13: 31-35

Nenhum comentário:

Postar um comentário