segunda-feira, 17 de maio de 2021

E o SENHOR lhe disse: ... o maior servirá ao menor. Isaque disse: sê senhor de teus irmãos. Gênesis 25: 23; 27: 29

Mesmo antes do nascimento dos gêmeos Esaú e Jacó, Deus deu aos pais uma característica especial: não o primogênito teria o papel de liderança, mas o mais jovem. Conforme Esaú e Jacó crescem, problemas começam a surgir na família. O Pai Isaque gosta particularmente de seu filho primogênito, Esaú, enquanto a mãe Rebeca prefere Jacó. Mas quando os filhos percebem que seus pais os amam de maneira diferente, isso sempre prejudica toda a família.

Os dois irmãos têm personalidades muito diferentes. Esaú é mais aquele que age externamente e se preocupa pouco com os valores espirituais. Jacó é o calmo que ama o ambiente doméstico. Ele está interessado nas bênçãos de Deus, mas está muito interessado em seu próprio benefício e também é astuto. Isso inevitavelmente leva ao conflito.


Abraão, o avô dos gêmeos, é conhecido pelo fato de que sua fé viva no Deus Todo-Poderoso teve uma influência formativa em sua vida. Na família de Isaque, a fé em Deus parece ter tido menos importância, Esaú é até chamado de profano (Hebreus 12: 16).


Quando Isaque envelheceu, ele quis dar a bênção de pai antes de morrer. Seu filho favorito, Esaú, devia receber a bênção associada à primogenitura. Então ele diz: "Sê senhor de teus irmãos." Isaque não sabe que ao invés de Esaú, Jacó está diante dele quando ele pronuncia esta bênção. Quando ele percebe a fraude, ele estremeceu além da medida. E de repente ele percebe que ele - contra a vontade de Deus - pretendia abençoar Esaú. Mas agora ele abençoou Jacó, e isso deve permanecer (Gênesis 27: 33).


Talvez nós também queiramos fazer algo contra a vontade de Deus sem intenção maliciosa. Se Deus nos impedir de fazer isso, podemos agradecê-lo e nos alinhar novamente com ele e sua palavra.


Leitura diária da Bíblia: 1 Samuel 11: 1 - 15; Salmo 94: 1 - 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário