sábado, 29 de maio de 2021

Havendo fome na terra, … toda súplica que qualquer homem fizer ou todo o teu povo de Israel, conhecendo cada um a sua praga e a sua dor … ouve tu desde os céus, … e perdoa. 2 Crônicas 6: 28-30

Este versículo foi retirado da oração que o rei Salomão fez na dedicação do templo em Jerusalém. Salomão sabe que a fomes em Israel não são casuais ou apenas o resultado de condições climáticas adversas. Por exemplo, elas podem ser uma consequência dos pecados do povo. Mas Salomão vê que Deus está acima de tudo e pode mudar a aflição.

O mesmo se aplica hoje aos sintomas de deficiência naturais e espirituais. Sabemos disso por experiência: nossa fé se enfraquece, nossa alegria na palavra de Deus e nas reuniões dos crentes diminui. Carecemos de força espiritual, individualmente e talvez juntos. O que pode ser feito?


Em primeiro lugar, Salomão menciona a oração. Nisso ele é um bom conselheiro. Faríamos bem em levar os problemas ao nosso grande Deus. O que é muito interessante e importante é que Salomão não disse simplesmente: "Se eles orarem, dê pão!" Ele acrescenta que todos devem "conhecer cada um a sua praga". Só chegamos ao autoconhecimento quando deixamos Deus falar conosco por meio de sua palavra. Estamos então prontos, pessoalmente ou juntos, para mudar ou eliminar o que levou a esses sintomas de deficiência?


Existem muitas causas de deficiência espiritual ou obstáculos para as bênçãos de Deus. Para um é a conveniência. Outro está excessivamente preocupado com assuntos terrestres. Um terceiro não pode deixar decepções para trás. Há um número infinito de coisas diferentes que podem roubar a força de nossa vida de fé.


Deus dará bênçãos novamente quando - como diz Salomão - suplicarmos a Deus e mudarmos ou removermos aquilo que afeta nossa comunhão com ele.


Leitura diária da Bíblia: 1 Samuel 17: 1 - 16; Salmo 103: 1 - 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário