quarta-feira, 19 de maio de 2021

E os príncipes dos sacerdotes e os fariseus, ouvindo essas palavras, entenderam que falava deles. Mateus 21: 45

 Essa foi uma descoberta rara. Quando os principais sacerdotes e fariseus ouviram as palavras do Senhor, na maioria das vezes - como nós, homens, fazemos naturalmente - eles terão pensado em um ou outro que conheciam. O pensamento de “que falava deles” estava, no início, muito longe deles. Desta vez, porém, era impossível para eles evadir-se do poder das palavras de Jesus e evitar a luz da verdade divina.


Portanto, foi uma descoberta rara, mas benéfica. Ou melhor, poderia ter sido um conhecimento salutar. Mas sua justiça própria e autoconfiança os atrapalharam. Eles estavam tão gratos por não serem “como os demais homens”, como este ou aquele (Lucas 18: 11). Eles também tinham a reputação de que tudo estava em perfeita ordem com eles. Eles eram os líderes religiosos; Como alguém poderia ousar "falar deles" desta forma? 


Sim, poderia ter sido um reconhecimento salutar. Mas o orgulho fariseu não permitiu. Quando perceberam que eram exatamente deles pessoalmente que se falava e ninguém mais, pretenderam "prendê-lo" (v. 46). Assim é o homem - é assim que nós, eu e você, somos por natureza. Tomemos um exemplo de Davi. Ele orou:


Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno! Salmo 139: 23, 24


O julgamento sobre o estado de nosso coração pertence somente a Deus. Quem quer que revele seu ser interior a Ele crescerá espiritualmente e dará frutos para Deus.


Leitura diária da Bíblia: 1 Samuel 12: 16 - 13: 4; Salmo 95: 1 - 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário