sábado, 8 de maio de 2021

Todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação. Habacuque 3: 18

A causa do julgamento de Deus no tempo de Habacuque foi o mal entre o povo de Israel. Isso colocou a fé dos fiéis à prova. “Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás?" Mas Deus fortalece os seus. Mesmo que nada tenha mudado externamente, os justos vivem enquanto isso pela fé (cap. 1: 2; 2:  4).

O tempo de Habacuque é, em muitos aspectos, igual ao nosso. Uma torrente de maldade nos cerca. Nós também podemos nos perguntar por que e por quanto tempo Deus ainda permite que a injustiça seja livre. Habacuque orou a Deus e abriu seu coração para ele. O profeta esperou até que Deus esclarecesse o assunto para ele. Deus respondeu a ele (cap. 2: 2).


Para confortar os fiéis, Habacuque deve escrever claramente o que Deus lhe mostra, "e torna-a bem legível". A libertação ainda está muito longe, mas com certeza virá. Mas antes que isso aconteça, Deus quer encorajar uma vida de fé. A visão que Habacuque recebe é tremenda: "Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar." (cap. 2: 14).


O ímpio traz julgamento sobre si mesmo. Mas o homem temente a Deus se lembra do poder e da glória do Senhor, que uma vez foi revelado em eventos tremendos na história de Israel. E esse poder é a fonte de descanso seguro em todas as aflições. Mesmo que não houvesse bênção externa e todas as circunstâncias fossem incomuns (cap. 3: 17, o SENHOR era o poder de Habacuque. E Deus poderia conduzi-lo às alturas de suas bênçãos. Ainda hoje Deus quer que fixemos nosso olhar nele e confiemos nas suas promessas.


Leitura Diária da Bíblia: 1 Samuel 5: 1 - 12 - Efésios 6: 1 - 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário