domingo, 9 de maio de 2021

... para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me mandou. João 14: 31

Amor e obediência de Cristo ao Pai


Nos discursos de despedida aos seus discípulos, o Senhor Jesus explica várias vezes a ligação entre o amor e a obediência: "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos" (cap. 14: 15, 21, 23). No final dos seus ensinamentos no cenáculo, como a morte na cruz está diante de seus olhos, ele fala de seu amor e sua obediência e neles se apresenta como o exemplo perfeito.


Sabemos por outras escrituras que Cristo também se deu por amor a nós e à sua igreja, mas aqui Ele menciona seu amor ao Pai. Ele queria agradar e honrar Aquele que ficou tão ofendido com o pecado. Seu amor devocional é mostrado em sua obediência ao pai. Como homem e servo obediente, Ele recebeu um mandamento do Pai relacionado com sua morte (cap. 10: 18). Agora Ele está prestes a obedecer a este mandamento e dar sua vida.


Ambos os aspectos são adequadamente ilustrados no modelo do servo hebreu em Êxodo 21: Como um servo, ele é obviamente obrigado a obedecer, mas sua obediência é baseada no amor profundo e genuíno: “Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos, não quero sair forro” (Êxodo 21: 5). O servo menciona primeiro amor pelo seu Senhor -- uma referência a Deus o Pai: Assim o amor pelo Pai foi a motivação primária para a vida e morte do Senhor Jesus.


Pela fé já podemos hoje admirar nele e na sua obra o que o mundo só reconhecerá no futuro: Sua morte na cruz foi um ato de amor e obediência ao pai.


Leitura Diária da Bíblia: 1 Samuel 6: 1 - 13; Efésios 6: 10 - 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário